SG: Dia D de vacinação contra a gripe será no sábado, 30

Com a doação de Minas, São Gonçalo mantém a imunização da população - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra a gripe todos os idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde até o dia 30 de abril. No dia 2 de maio, começa a segunda fase da vacinação, destinada a outros públicos, e segue até o dia 3 de junho. Ao todo, 72 unidades de saúde vacinam contra a gripe, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. No dia 30 de abril, Dia D da campanha, todo o público-alvo poderá ser imunizado.

No próximo dia 2 de maio, começa a segunda fase da vacinação contra a gripe, que é destinada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A 24ª Campanha Nacional contra a Influenza 2022 vacinou em São Gonçalo: 20.291 idosos e profissionais da saúde, sendo 18.112 idosos - 9,98% do público-alvo - e 2.179 profissionais da saúde - 7,03%. Tanto os idosos quanto os profissionais de saúde poderão se vacinar na segunda fase. Todo o público-alvo da campanha da gripe é formado por 382.239 pessoas. O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 90% desse público, um total de 344.015 pessoas.

Sarampo - A cidade também realiza a campanha de vacinação contra o sarampo para os gonçalenses que nunca receberam o imunizante contra a doença, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. As duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, inclusive de forma simultânea com outras vacinas, exceto com o imunizante do coronavírus para os menores de 12 anos. Para as crianças, o intervalo mínimo é de 15 dias e a prioridade é a vacinação contra a covid-19.

Para tomar as duas vacinas, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da vacina.