Macaé recebe a licença de instalação da Unidade Gás

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entregou, ontem (26), para a Prefeitura de Macaé, a licença de instalação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Terminal Portuário de Macaé (Tepor). A etapa cumpre mais uma fase obrigatória do processo de implantação do empreendimento.

"O Tepor é uma peça chave para o desenvolvimento do estado, pois irá englobar atividades portuárias, industriais e logísticas, em atendimento à crescente demanda de suprimentos da cadeia de óleo e gás na região Norte Fluminense. A implantação do terminal prevê investimentos privados de quase R$ 8 bilhões, a geração de mais de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além do potencial aumento de arrecadação de impostos", afirma o governador Cláudio Castro.

Quando estiver em operação, a UPGN terá capacidade de processamento de 60 milhões m³/dia de gás natural.

"A instalação da UPGN no Tepor é estratégica. Este será um importante vetor para atração de indústrias intensivas de gás natural", avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho. O empreendimento, segundo o presidente do Inea, Philipe Campello, cumpre as exigências de sustentabilidade inerentes a projetos desse porte, associando a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento econômico do Estado. "É mais um passo para a nossa segurança energética e uma oportunidade para demonstrar que é possível proteger o meio ambiente e impulsionar a atividade produtiva quando se executa políticas públicas ambientais com responsabilidade técnica", acrescentou Campello.