Vacinação contra gripe e sarampo

A imunização estará disponível nas unidades da rede básica de saúde, das 8h às 16h. Em São Gonçalo, até às 17h - Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste sábado (30), a Prefeitura de Niterói vai promover o dia D de vacinação contra a gripe e contra o sarampo para pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da Saúde a partir de 18 anos que ainda não receberam a dose este ano. A imunização estará disponível nas unidades da rede básica de saúde, das 8h às 16h. Neste dia não haverá imunização contra a Covid-19.

Para receber a dose, é preciso comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Após o Dia D, a imunização continuará disponível de segunda a sexta-feira, nas Policlínicas e Unidades Básicas, das 8h às 16h.

Confira os locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional de Piratininga; Policlínica Regional do Largo da Batalha e Policlínica Regional da Engenhoca.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Centro.

Programa Médico de Família (PMF) da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Ititioca, Ponta d'Areia, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Atalaia, Alarico, Várzea das Moças, Cantagalo, Cafubá I, Cafubá III, Coronel Leoncio, Caramujo, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Palácio, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viradouro e Vital Brazil.

São Gonçalo - Também em São Gonçalo, acontece neste sábado o Dia D de Vacinação contra a gripe, sarampo e ainda covid pediátrica, esta apenas para crianças de 5 a 11 anos. Ao todo, 72 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para a vacinação contra a gripe e o sarampo. Para a vacinação das crianças contra o coronavírus, são 67 unidades, também das 8h às 17h. As unidades também farão a avaliação da caderneta de vacinação e a necessidade de atualização, mas as prioridades serão as vacinas das campanhas.

Poderão se vacinar contra a gripe idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Contra o sarampo, todos os trabalhadores da saúde que nunca receberam o imunizante ou que estão com o esquema vacinal incompleto e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de ter o esquema vacinal completo anteriormente.

As vacinas do sarampo e da gripe podem ser aplicadas no mesmo dia, inclusive com outras vacinas, exceto com o imunizante do coronavírus para os menores de 12 anos. Para eles, o intervalo mínimo é de 15 dias e a prioridade é a vacinação contra a covid-19. Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF.

Gripe - A primeira fase da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza 2022 também termina neste sábado (30). Esta fase contempla idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde, que poderão continuar se vacinando durante o período da segunda fase.

A segunda fase segue até o dia 3 de junho e é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.