Praia do Sossego: olho na preservação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para garantir que a paradisíaca Praia do Sossego, em Camboinhas, receba tratamento especial para que frequentadores e turistas possam usufruir de suas belezas naturais, a Prefeitura de Niterói criou um grupo interdisciplinar para cuidar de ações de preservação: o Comitê Gestor da Bandeira Azul. O município recebeu recentemente o selo Bandeira Azul, um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e (Unesco) que certifica praias, marinas ou embarcações que possuam um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema como um todo.

O Comitê Gestor da Bandeira Azul é encarregado de garantir que todos os critérios exigidos para a conquista do prêmio sejam cumpridos. É formado pelas secretarias de Meio Ambiente, Administração, Ordem Pública e Conservação, Neltur, Clin, Defesa Civil, Administração Regional da Região Oceânica, Gestão de Orla, Soprecam e Pereiralt.

O prêmio Bandeira Azul foi concedido após avaliação de uma banca internacional, e Niterói cumpriu todos os quesitos e exigências para ser contemplada. Os integrantes do comitê aproveitaram o período de feriado de carnaval, para intensificar as atividades de educação ambiental no local. Cerca de 400 quilos de lixo foram recolhidos na Praia do Sossego somente em um dia pelo balanço da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), durante uma atividade de limpeza e conscientização ambiental promovida pelo Comitê Gestor da Bandeira Azul.

Durante a ação foram distribuídos folhetos e sacos plásticos para conscientizar os banhistas sobre a importância de recolher os resíduos ao saírem da praia. Garrafas de vidro, embalagens de quentinhas, papel usado para embalar sanduíches, tampas de garrafa, isopor, sacolas de plásticos, entre outros, foram os resíduos encontrados na areia da praia.

Também foram distribuídas mudas e folhetos de conscientização ambiental. Equipes da Neltur treinadas pela Secretaria do Meio Ambiente também informavam aos frequentadores detalhes sobre o projeto Bandeira Azul, a importância da certificação para o município, as intervenções que a prefeitura precisou fazer para que a praia conquistasse o prêmio.

A Prefeitura realizou intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental da Praia do Sossego, como: uma escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.

"Esse foi o primeiro evento promovido pelo Comitê Gestor da Bandeira Azul. Iniciativas como essa serão frequentes porque as ações de conscientização ambiental junto aos frequentadores da praia integram o projeto Bandeira Azul. Além disso, é muito importante que a população participe e contribua para a preservação local", explica Allan Cruz, subsecretário de Sustentabilidade da SMARHS.