Rio: aberto processo contra vereador

Por

Os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Rio se reuniram ontem (5) e decidiram apresentar uma representação com pedido de cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro. Presidente do Conselho de Ética, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) afirmou que os indícios de edição e direcionamento de vídeos, com exposição de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, podem configurar a quebra de decoro parlamentar.

"A decisão foi unânime mediante aos fatos já divulgados na mídia, mediante ao que foi discutido e debatido amplamente pelo Conselho de Ética", explicou.

Segundo Isquierdo, também foram consideradas informações compartilhadas em reunião realizada com o procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos; além de diversos vídeos recebidos pelos parlamentares e demais denúncias veiculadas pela imprensa. O vereador destacou ainda que Monteiro terá assegurado o seu direito de defesa. "O Conselho de Ética está tratando o assunto com muita responsabilidade, muita imparcialidade, com total isonomia. O vereador terá espaço de ampla defesa. De forma muito responsável estamos tomando essa decisão hoje", disse Isquierdo.

Agora, a representação será dirigida à Mesa Diretora, que analisa seus requisitos formais e a encaminha, no prazo de três dias úteis, à Comissão de Justiça e Redação.

Participaram da reunião os vereadores Rosa Fernandes (PSC), Chico Alencar (PSOL), Luiz Ramos Filho (PMN), Teresa Bergher (Cidadania) e Zico (Republicanos).

  • Tags: