UPA de Santa Luzia agora é municipal

Por

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia, em São Gonçalo, está com nova administração. Depois de dez anos sob responsabilidade do Governo do Estado, a unidade está, desde o dia 20 de março, sob a gestão da Prefeitura e passou a se chamar Unidade Municipal de Pronto Atendimento (UMPA) para os casos de urgência e emergência. Nos primeiros 15 dias, as mudanças começaram a ser vistas: 90% da iluminação trocada, todos os setores em funcionamento, aparelho de raios-x e ambulância novos e reformas emergenciais realizadas.

"Fizemos alterações emergenciais, mas que já mudaram a rotina da unidade e o atendimento dos usuários. Mas ainda há muito o que se fazer, principalmente a nível estrutural. O setor de engenharia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo está fazendo levantamento de todas as reformas necessárias. Será uma reforma feita por parte, de forma
gradativa, já que a UMPA não pode parar", explicou o médico Açu Márcio Deccache, novo diretor da unidade.

Com capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia, a unidade está com a média de 280 consultas nas especialidades de clínica geral e pediatria. E, futuramente, terá a implantação da odontologia - será a única UMPA com este tipo de atendimento. "Essa unidade é diferenciada. Ela atende ao maior bairro em população da cidade, que é o Jardim Catarina, e todos os outros em volta, além de estar localizada à beira da rodovia, o que facilita muito o acesso de pessoas de outros locais", descreveu Açu.

  • Tags: