Autismo: união de forças no tratamento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com um circuito de atividades montado na quadra do Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, o aluno Davi Ismael, de 7 anos, se diverte aprendendo e se desenvolvendo. Especialmente para as necessidades dele, a Fonoaudiologia e a Educação Física trabalham em conjunto, unindo forças para fornecer um tratamento personalizado.

Além de ter um atraso de linguagem, Davi possui a apraxia, que é a dificuldade de articular as palavras. Com a fonoaudióloga Fabiana de Souza, ele faz uma estimulação para identificar primeiro as formas e as figuras, para tentar fazer a pronúncia das palavras. Além disso, por conta da hiperatividade, ele tem dificuldade em ficar em sala, fazendo com que os atendimentos sejam pensados de forma diferente, na quadra de esportes.

"Como ele gosta muito de atividade física e de bola, nós pensamos em fazer esse trabalho em conjunto com a Educação Física, na quadra. Ele faz uma atividade física e para um pouquinho para fazer uma atividade comigo. Nós conversamos com a mãe, sugerimos o trabalho desta forma e fomos vendo que estava dando muito certo. Mesmo ele morando longe, ele vem toda terça-feira, sem falta, para este duplo atendimento", contou a fonoaudióloga.