Um ano de banho de pavimentação

Asfalta São Gonçalo, uma parceria com governo estadual, garante obras importantes para o município - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Há um ano levando asfalto a diversos pontos da cidade, o programa Asfalta São Gonçalo já recapeou mais de 15 ruas e importantes corredores viários das 54 previstas. No trabalho, as ruas são fresadas, retirando o antigo asfalto para colocação de uma nova camada.

O Programa Asfalta São Gonçalo é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ).

As obras tiveram início em abril do ano passado e estão dando um banho de asfalto em toda a cidade. O DER fornece os insumos para que o asfalto seja produzido na Usina da cidade.

Para o prefeito Capitão Nelson, essa parceria está trazendo oportunidades de mudanças para a cidade que vão fazer o gonçalense se orgulhar de morar no município.

"Estamos realizando diversas obras. O gonçalense precisa ter a sua dignidade recuperada. Eu quero que o cidadão se orgulhe de dizer que é gonçalense e que mora aqui. Porque estamos batalhando para dar à população aquilo que ela merece, que é qualidade de vida", disse o prefeito.

Atualmente, a Avenida 18 do Forte, que vai do Centro até o bairro Mutuá, está passando pelo processo de fresagem e recapeamento. Segundo os moradores e comerciantes, uma obra importante pelo grande movimento de veículos que a via recebe.

"Aqui não para de passar carro, caminhão, moto. Tem a delegacia, muitos comércios e a via sai na BR-101, então o movimento é muito grande durante dia e noite. Merece essa atenção mesmo. Renovar o asfalto todo. Está ficando igual a um tapete", diz Gutierrez Castro, de 54 anos, que é comerciante no bairro há 26 anos.

Assim que o novo asfalto é colocado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria Municipal de Transportes leva suas equipes às ruas para realizar a pintura da sinalização horizontal. Todo o trabalho é executado em horários noturnos.

"A sinalização horizontal é fundamental para o ordenamento no trânsito e segurança dos condutores. Todo o serviço é executado durante a noite e a madrugada por determinação do Prefeito Capitão Nelson, com objetivo de minimizar os impactos para os motoristas que trafegam na cidade", disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.