Itaboraí vai ser palco de encontro musical

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para celebrar o Dia das Mães, um encontro musical intitulado "Samba das Mulheres" acontece neste sábado (7), às 19h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí. O evento é fruto da parceria da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres com a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. O projeto faz parte da programação dos festejos pelos 189 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí. No evento, a cantora conterrânea Carol Vitalino convida Aninha Portal e Rosi Guará, duas artistas do primeiro time do samba no Rio de Janeiro.

Segundo o gestor da Casa de Cultura, Alan Mota, a ideia de uma artista local convidando outros nomes da cena musical é uma maneira de valorizar quem faz música com qualidade na cidade. Carol Vitalino tem seu repertório voltado para o samba. Atualmente faz parte da equipe da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, onde participa como cantora em diversos eventos e trabalha também como orientadora na visitação guiada.

Aninha Portal iniciou a carreira em 1993, em Belém-PA, integrando o conjunto de Samba Sol Maior. No ano de 1995, transferiu-se para o Rio de Janeiro, participando de vários grupos e atuando como intérprete em blocos, como o tradicional Cacique de Ramos. Ao longo de quase três décadas de carreira, apresentou-se nos principais espaços do samba no Rio.

Já Rosi Guará, cantora e compositora de samba, iniciou sua carreira musical ainda na infância, aos 12 anos. Foi intérprete do Bloco Carnavalesco Mocidade dos Guararapes, do Bloco Unidos dos Prazeres de Santa Teresa e do G.R.E.S. Infantes da Piedade. Já venceu várias disputas de sambas enredos, como autora, e tem um trabalho que mescla o resgate das raízes do samba com outros ritmos.