Firjan apresenta diagnóstico do mercado agro fluminense

Ao longo de 25 anos, de 1995 a 2020, a queda foi de -62,4%, a maior redução do Brasil, revela o estudo encomendado - Foto: Pixabay

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um estudo encomendado pela Firjan e pela Federação da Agricultura do Estado (Faerj) à FGV Agro, diagnosticou o estado atual do agronegócio fluminense - que ao longo de 25 anos, perdeu R$ 1 bilhão em valor de produção e teve a maior redução de área plantada do Brasil. O "Diagnóstico do Agronegócio Fluminense", apresentado na reunião do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan, é o primeiro passo na busca por um plano de ação para revitalizar as cadeias produtivas do agronegócio fluminense, tendo em vista que o Rio é o segundo maior mercado consumidor do Brasil.

O estudo mostra o Rio na última colocação do país em quantidade de área plantada. Ao longo de 25 anos, de 1995 a 2020, a queda foi de -62,4%, a maior redução do Brasil - enquanto a média nacional aumentou em proporções semelhantes ( 60,8%) -, o que gerou uma perda de R$ 1 bilhão no período, considerando os dados já deflacionados. Em termos de valor real de produção, o estado está na antepenúltima colocação (-32,2%). Para o Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan, esta é uma amostra da urgência em se recuperar o setor, que tem um enorme potencial, após décadas de falta de investimentos dos governos e da ausência de políticas públicas voltadas ao Agronegócio e à Indústria de Alimentos.

"É fundamental nos debruçarmos sobre essas informações para, não só alavancarmos as indústrias já instaladas, como também atrair novos atores para a cadeia de valor. E para isso, a já anunciada Estrada de Ferro 118 será fundamental para trazer insumos, por exemplo, melhorando a nossa competitividade. Temos um enorme desafio pela frente, mas com plena capacidade de ser desenvolvido - e o estudo é a base para todo o trabalho a ser feito", destacou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan,

"Este estudo é um primeiro passo para desenvolvermos propostas concretas que revitalizem o agronegócio fluminense. Comprovamos o quanto o setor encolheu nas últimas décadas, e nosso desafio passa, por exemplo, na revisão de questões tributárias. Mas temos um enorme potencial a ser explorado, e isso significa novas oportunidades e uma maior diversificação da economia fluminense", afirmou Antonio Carlos Celles Cordeiro, presidente do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan.

Em versão preliminar, este foi o primeiro módulo do "Diagnóstico do Agronegócio Fluminense". O próximo passo é uma análise por parte dos membros do Conselho da Firjan, que vão eleger cinco principais cadeias produtivas para serem alvo de um segundo módulo do estudo, com o objetivo de se aprofundar nos dados e definir as propostas de políticas públicas e desenvolvimentistas em prol do setor.

"A representatividade nacional de alguns segmentos não é compatível com o segundo maior mercado consumidor do país, que é o estado do Rio. Por isso, vamos nos debruçar para verificar a melhor forma de explorar esse potencial e identificar os obstáculos que impedem o desenvolvimento", acrescentou o pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV, Felippe Serigati.

A reunião do Conselho, na qual o estudo foi apresentado, contou com representantes de diversas indústrias fluminenses, além do vice-presidente da Faerj, Maurício Cezar Gomes de Salles, do gerente de projetos da FGV Agro, Giuliano Senatore, e do diretor de Relações Institucionais da Firjan, Márcio Fortes.

Importador de alimentos - Um exemplo da queda de produção - e do potencial - do agronegócio fluminense se revela em itens como ovos e leite, dos quais o Rio se tornou grande "importador" de outros estados. Em 2020, a estimativa de consumo anual no estado foi, respectivamente, de mais de 4 bilhões de unidades e 2,8 bilhões de litros - enquanto a agroindústria fluminense produziu 216 milhões de unidades e 443 milhões litros. Ou seja, a produção fluminense é capaz de atender apenas 5,4% da demanda interna de ovos, e 15,4% da de leite - o que, por outro lado, demonstra o tamanho do potencial de desenvolvimento da agroindústria do Rio.