Inea planta espécie rara em Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói foi palco de um momento histórico para a Mata Atlântica, na última quinta (5). A equipe do Parque Estadual da Serra da Tiririca promoveu o plantio de 28 mudas da Guarajuba (Terminalia acuminata), espécie florestal que ficou desaparecida por mais de 70 anos, era considerada extinta e foi redescoberta em 2015 por pesquisadores na unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A ação ocorreu no Córrego dos Colibris, território que originou a criação do parque e com uma vasta diversidade de fauna e flora. "O trabalho de hoje no Parque Estadual da Serra da Tiririca é de grande importância não só para o Estado, mas para a ciência em nível internacional. A partir dos esforços na restauração da espécie, geramos estudos e conhecimento que são do interesse de todos nós como população", celebrou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

Para o presidente do Inea, Philipe Campello, a atividade lança luz ao papel central das unidades de conservação na proteção e recuperação da biodiversidade fluminense. "Um evento com essa dimensão acontecendo em uma das nossas unidades demonstra que, sem elas, não seria possível a construção de um futuro mais sustentável para o estado."

Os pesquisadores têm enfrentado dificuldades no processo de germinação da Guarajuba, o que colabora para que a espécie integre a lista global, nacional e estadual de perigo de extinção. Atualmente, o Rio conta com cerca de 250 plantas da espécie oficialmente catalogadas, distribuídas principalmente na Região Metropolitana da cidade, sendo mais de dez delas dentro do território do Parque Estadual da Serra da Tiririca.