Ação ajuda crianças com autismo e down

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Inclusão, da Secretaria de Assistência Social, realizou uma ação na Clínica da Criança, no Centro de São Gonçalo, para cadastramento e posterior entrega de carteira de identificação de crianças com Transtorno do Espectro do Autista e Síndrome de Down. O objetivo é garantir aos responsáveis a prioridade nos órgãos privados e públicos, principalmente saúde, educação e assistência social.

Para Tathiana Delgado, diretora da Clínica da Clínica, a ação é de grande importância, pois o documento evita constrangimentos para os responsáveis e para a própria criança. "Além da prioridade na nossa unidade, com a carteirinha em mãos os responsáveis não precisam andar com o laudo. Esse documento é um benefício para as crianças e para os responsáveis", disse.

A coordenadora de Inclusão da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Inclusão, Roberta Maia, disse que a iniciativa é um grande passo na inclusão das crianças. "Nem sempre as pessoas percebem que o responsável está com uma criança autista ou com down. E isso causa uma série de transtornos. Com a carteirinha, que vem com os dados e a lei, o direito deles fica assegurado".

O documento de identificação foi criado em virtude da Lei nº 1253/2021, a partir do projeto de Lei 078/2021, de autoria do vereador Nelsinho Ruas.

A auxiliar de escritório Luzimara Nunes, de 31 anos, é mãe do Gabriel, de 3 anos, que foi diagnosticado há dois anos com Transtorno do Espectro Autista. Ela disse que precisou deixar o trabalho para buscar os tratamentos para o filho.