Niterói: projeto piloto ajuda a lidar com a obesidade infantil

Instituto Desiderata e Secretaria de Saúde criam protocolo de atendimento - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói deu o pontapé inicial para implementar uma estratégia de prevenção e cuidado à obesidade infantojuvenil. Um termo de cooperação técnica ?entre a Secretaria de Saúde de Niterói e o Instituto Desiderata, cria protocolos de atendimento que orientarão os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as condutas a serem seguidas dentro da rede de saúde de Niterói, desde o atendimento na ação primária até a atuação hospitalar, já que diversas comorbidades estão relacionadas à obesidade. Este projeto conta com o apoio da UMANE e do Instituto Phi.

Segundo registros do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, 36,5% das crianças e adolescentes residentes no município de Niterói e atendidos pela Atenção Primária à Saúde do SUS em 2020, apresentavam excesso de peso, percentual ainda mais elevado do que o identificado em nível nacional e estadual.

Devido aos números relevantes, a iniciativa envolverá outras secretarias e coordenadorias do município, como a Secretaria de Educação, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) , a Coordenadoria da Juventude, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU)?, entre outras. "Trabalhar a obesidade infantil não é problema só da Secretaria de Saúde. Mais do que curar, é importante prevenir", analisa o gerente de projetos do Instituto Desiderata, Raphael Barreto.

Pendotiba e Norte II - Um estudo técnico desenvolvido pela Sala de Situação e Saúde identificou as regiões de Pendotiba e Norte II como prioritárias para receber as ações do projeto, que deve impactar cerca de 120 mil crianças e adolescentes entre zero e 19 anos. De acordo com o cronograma do Desiderata, o objetivo é implantar a linha de cuidados nos próximos seis meses nos bairros de Badu, Cachoeira, Cantagalo, Ititioca, Largo da Batalha, Maceió, Maria Paula, Matapaca, Muriqui, Sapê, Vila Progresso, Baldeador, Barreto, Engenhoca e Tenente Jardim.

"A curto prazo, pretendemos sensibilizar os moradores dessas regiões, onde o projeto será desenvolvido. A longo prazo, pretendemos observar uma mudança de comportamento, com adultos mais preocupados com a questão da saúde", disse a subsecretária de Redes, Maria Angélica Duarte.

Projeto de Lei - Tramita na Câmara dos Vereadores de Niterói o Projeto de Lei 299/21, de autoria da vereadora Verônica Lima (PT), sobre a prevenção da obesidade infantil. O projeto prevê o envolvimento das escolas, estabelecimentos que comercializam alimentos e empresas na promoção de ações ?de promoção da alimentação adequada e saudável , como a eliminação de alimentos ultraprocessados nas cantinas das escolas, além da implantação de salas de ordenhas para que as ?pessoas que ainda estejam amamentando possam retirar o leite e armazená-lo até a volta para casa.