Itaboraí: aniversário promete aquecer economia da cidade

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Prestes a completar 189 anos de emancipação político-administrativa, no próximo domingo, dia 22, o município de Itaboraí prepara grandes realizações para impulsionar a economia local, beneficiar comércios e reaquecer a rede hoteleira da cidade. Restaurantes no entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, apontam aumento de até 80% no faturamento em dias de eventos. Após oito anos sem comemorações de grande porte, incluindo o período de pandemia de covid-19, a prefeitura preparou uma programação com atividades até o final do mês.

"Os eventos na praça são de suma importância para o comércio e vida social das pessoas. E tem contribuído bastante com a nossa economia, inclusive nessas épocas, onde conseguimos contratar mais funcionários extras", disse Elaine Rodriguez, proprietária do restaurante e pizzaria Chopp Grill, há 20 anos no local.

O secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, ressaltou a movimentação dos festejos de maio.

"Com os shows, esperamos movimentar a cidade, não só trazendo alegria para a população, que teve sua última grande comemoração de aniversário em 2014, mas beneficiando a economia local. Assim, preenchendo as vagas de ocupação de hotéis e pousadas, os pequenos empreendedores do município, os comércios e outros", disse o gestor da pasta.

No setor hoteleiro, as chamas foram reacendidas com a agenda de atrações gigantes da música nacional, como Barões da Pisadinha, Matheus e Kauan, Ferrugem, Bruna Karla, Mariana Valadão e muito mais, o segmento tem a expectativa de atingir a totalidade da taxa de ocupação nos hotéis e pousadas.

O município conta, atualmente, com 11 estabelecimentos, entre hotéis e pousadas cadastrados na Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Próximo ao local dos shows, o Hotel Samba, em Santo Expedito, vislumbra a possibilidade de atingir 100% da taxa de ocupação até domingo, em razão da alta procura pelos dias do evento, segundo o gerente do empreendimento, Antonio Torralba.

"O mês de maio estava muito fraco, mas com a chegada desse evento no meio do mês, o índice previsto de ocupação aumentou. Temos hóspedes coorporativos que decidiram ficar mais dias por conta dos shows. Essa festividade é uma virada de chave para a cidade, um início de um novo ciclo. Esperamos que isso faça parte do calendário do município, para que possamos nos programar ainda melhor
para os próximos anos", comentou o gerente do Hotel Samba.