Ventos fortes e ressaca no Rio

Hora de vestir o agasalho: frente fria chegou ao Estado do Rio trazendo ressaca, chuva e temperaturas mais baixas - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o avanço da tempestade subtropical Yakecan para a Região Sudeste, o Sistema Alerta Rio informa que um sistema de baixa pressão atua no oceano influenciando o clima na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), há previsão de rajadas de vento forte entre 52 quilômetros por hora (km/h) e 76 km/h até a madrugada de hoje (20). A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, alertando que ondas de 2,5m a 4m podem atingir a orla da cidade até as 21h de hoje.

As temperaturas continuam amenas, com previsão para hoje de mínima de 14 graus e chuvas fracas
e isoladas a qualquer momento.

No sábado (21), o transporte de umidade do oceano manterá o dia nublado e com chuva fraca e isolada durante a madrugada.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura pode cair a 1 grau em Resende, no sudeste do Rio de Janeiro, município onde está localizada a vila de Visconde de Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira, divisa com Minas Gerais.

Alerta laranja - O Inmet emitiu um alerta laranja para o perigo que pode ser causado por ventos costeiros entre as regiões metropolitanas de Curitiba e do Rio de Janeiro.

Já a onda de frio avança para o Norte do país, com previsão de temperaturas 5º abaixo da média até a noite de hoje (20). Sofrem os efeitos da frente fria os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chegando ao sul do Tocantins e centro de Rondônia.

No Distrito Federal, a madrugada de ontem foi a mais fria da história, desde o início das medições em 1962, registrando o recorde de 1,4 grau no Gama. Em Planaltina o frio chegou a 3,3 graus, 4,3 graus no Paranoá e 5,9 graus no Sudoeste e Plano Piloto. O recorde anterior era de 1,6 grau, registrado no dia 18 de julho de 1975.

Belo Horizonte também teve a manhã mais fria desde 1979, quando foi registrado 3,1 graus no dia 1º de junho. Ontem a cidade registrou 4,4 graus em Cercadinho e 6,7 graus na Pampulha.

Em São Paulo, onde na quarta-feira uma pessoa em situação de rua morreu devido ao frio, foi registrada a menor temperatura máxima para maio desde 1961: 12,3 graus.

Acolhimento em São Gonçalo - Por conta da intensa frente fria que se instalou em todo o Estado do Rio, a Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo antecipou o acolhimento provisório à população em situação de rua.

Desde ontem (19), o Centro de Acolhimento Social Gonçalense, em Vista Alegre, passou a receber as pessoas em vulnerabilidade social que vivem em situação de rua. Há 100 vagas por dia.

A equipe técnica do Centro de Referência Especializado no atendimento à população em situação de rua (Centro Pop) faz o encaminhamento daqueles que tiverem o interesse
pelo acolhimento para o Casg.

"Como de praxe no período de inverno, colocamos nossos acolhimentos à disposição das pessoas em situação de rua. No entanto, como a frente fria que chegou antes do esperado, decidimos antecipar essa ação. Importante destacar que os técnicos da Assistência Social oferecem durante todo o ano encaminhamento para acolhimentos no município como forma de garantia dos direitos das pessoas em vulnerabilidade social",
afirmou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.