SG ganha Centro de Equitação Terapêutica da Polícia Militar

Unidade foi instalada em área da Fazenda Colubandê. População também terá atendimento no local - Foto: Divulgação/PM

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Militar inaugurou ontem (19) o III Centro de Equitação Terapêutica, localizado em área da histórica Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, onde hoje está instalado o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da SEPM.

A nova unidade terapêutica, que utiliza equinos no tratamento de pessoas com deficiências motoras ou cognitivas, prestará atendimento a policiais militares e seus dependentes, e também à população local.

Esse método terapêutico foi implantado na PM do Rio de Janeiro há 25 anos, com a inauguração do I Centro de Equitação Terapêutica no Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos, em Campo Grande. Inicialmente, o público-alvo eram o policial militar, vítima de alguma lesão permanente, e seus dependentes. Mas, diante da eficiência do tratamento e da pouca oferta de atendimento, o serviço foi estendido à sociedade.

"Foi em função dos excelentes resultados obtidos no tratamento de deficiência motoras e cognitivas que estamos expandindo nossa rede de atendimento, seguindo uma determinação do governador Cláudio Castro", lembrou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

No final do ano passado, o comando da Corporação inaugurou o II Centro de Equitação Terapêutica, em Sulacap, através de uma parceria com o Detran.

"Essa terceira unidade é resultado de uma parceria que firmamos com a Prefeitura de São Gonçalo. Além dos nossos policiais e seus dependentes que residem na região, vamos atender à população local", explicou o coronel Luiz Henrique Pires.

As unidades de equoterapia são mantidas pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont), com toda a logística necessária - estábulos, tratadores e assistência veterinária. Os profissionais que prestam o atendimento são policiais militares com especialização em fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e educação física.

Desde a criação da primeira unidade de equoterapia, os profissionais da Corporação já atenderam mais de 20 mil pessoas.

Em São Gonçalo, o local abriga quatro baias de cavalo, espaço administrativo com banheiros e área para aplicação das aulas. Para oferecer atividades às crianças com autismo, o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta por policiais militares, com formação nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicopedagogia, Educação Física, equitação terapêutica e auxiliar de guia.

Presente à inauguração, o prefeito Capitão Nelson disse que essa é uma excelente oportunidade de tratamento para as pessoas com autismo.

"Essa terapia é de extrema importância. Porque as pessoas com autismo, que são uma das beneficiadas nesse projeto, foram deixadas de lado ao longo das últimas décadas. Só que, mais uma vez, a Polícia Militar está contribuindo com a população gonçalense. O poder público não poderia se eximir da responsabilidade quando a população que necessita desse tipo de serviço é tão grande no nosso município", disse o prefeito, que anunciou a entrega de mais um centro de referência em autismo na cidade, na próxima semana.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, disse que o III Centro de Equitação Terapêutica é de grande importância não só para a PM, mas para toda a sociedade.

O ex-comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), coronel Dantas, esteve presente prestigiando a
inauguração do Centro que ele ajudou a trazer para o município.