Rio: 2 mil vagas para jovens

Instituto Proa abre nova turma para agosto. Interessados podem se inscrever até o dia 26 de julho - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto PROA tem reforçado cada vez mais a importância da empregabilidade para os jovens de baixa renda. Com isso, oferece milhares de oportunidades para eles se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho, conectando-os com vagas de emprego. E, a próxima turma, que começa no dia 1º de agosto, está com inscrições abertas no site: https://plataforma.proa.org.br/, com 2 mil vagas disponíveis.

Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 26 de julho.

Na Plataforma PROA, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego, têm acesso gratuito a 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo, às quartas ou quintas-feiras, no melhor horário para o aluno.

"O PROA foi um divisor de águas para tudo o que eu pensava sobre o mercado do trabalho. Apenas depois de passar pelas disciplinas de Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Autoconhecimento, Raciocínio Lógico e Comunicação, que eu pude entender e me sentir preparada para o mundo. Tanto a plataforma PROA quanto as tutorias semanais foram essenciais para que eu me tornasse apta para conseguir meu primeiro emprego. Além disso, foi através do time de empregabilidade do curso que tive acesso à oportunidade de emprego que conquistei duas semanas após a conclusão do PROA", afirma Paloma Oliveira, PROANE do Rio, formada em 2021 e que hoje trabalha na ESPM-Rio.

A Plataforma PROA oferece módulos de: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

E agora os alunos que preferem estudar presencialmente têm acesso ao espaço do Instituto PROA e P&G exclusivo, onde podem utilizar computadores para estudar e tirar dúvidas direto com um monitor. A sala fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio e conta com 20 computadores, com acesso à internet. A sala funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

"A Biblioteca Parque Estadual foi escolhida por ser um espaço que estimula a criatividade do jovem e ser um local de fácil acesso, no centro da cidade. Vimos a necessidade dessa conectividade com nossos alunos, apoiando de perto cada um", afirma Alini Dal'Magro, CEO do Instituto PROA.