Valorização da cultura negra é tema de painel sobre carnaval

Museu de História e Cultura Afro-Brasileiras fica na Rua Pedro Ernesto, na Gamboa. Evento começa às 10h - Foto: Beth Santos/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, promove neste sábado (21) o painel "Carnaval em pauta: a necessidade do pretagonismo". O evento, que acontece a partir das 10 horas no Museu de História e Cultura Afro-Brasileiras (MUHCAB), busca refletir sobre o real lugar da população negra em uma das maiores festas populares do mundo.

Além disso, o debate analisará o cenário atual dos desfiles das escolas de samba cariocas, a partir de conceitos e temas da política de promoção da igualdade racial.

O encontro terá a presença de Helena Theodoro, professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, do carnavalesco André Rodrigues, da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, Fátima Malaquias, e do coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial do Rio, Jorge Freire. Para participar, não é preciso se inscrever previamente.

"O Carnaval nasce nos ranchos e terreiros cariocas, mas onde está o negro na folia contemporânea? Qual é o seu lugar nas escolas de samba? É preciso falar sobre democratização do acesso à cultura, sobre a relação entre cultura popular e erudita, e sobre as tradições de origem e influência africana na cidade do Rio de Janeiro. Esta é uma maneira de promover a reparação histórica e a valorização da cultura negra em nosso município", destaca Freire.

Serviço:

Painel "Carnaval em pauta: a necessidade do pretagonismo"

Data: 21 de maio (sábado), das 10 às 12 horas

Local: Museu da História e Cultura Afro-Brasileiras (MUHCAB) - Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa.