Violência contra a mulher é esclarecida em São Gonçalo

Ação também contou com um workshop de limpeza de pele para mulheres - Foto: Luiz Carvalho/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de conscientizar as mães e responsáveis dos alunos sobre as formas de violência contra a mulher, a Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Assistência Social, realizou, ontem (20), a palestra "Autonomia financeira e o rompimento do ciclo de violência de gênero" na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, no bairro Venda da Cruz. O evento também contou com um workshop de limpeza de pele, para estimular o autocuidado.

No próximo mês, a subsecretaria irá introduzir o assunto com os alunos, primeiro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, mais tarde, com estudantes de todos os segmentos, abrangendo mais escolas de diferentes localidades.

"Sabemos que, muitas vezes, as mulheres não rompem esse ciclo de violência por não terem como proverem seu sustento e dos filhos, daí a importância de refletirmos sobre os caminhos para a conquista da independência financeira, o resgate da autoestima, da autonomia e da qualidade de vida", afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Para a diretora, Rosana Melo, palestras como essa são necessárias para que as mães e responsáveis se sintam acolhidas e seguras, caso estejam sofrendo algum tipo de violência. Segundo ela, a escola também tem o dever de prestar este serviço de conscientização à comunidade.

"Nós, enquanto escola, devemos contribuir com a causa e alertar as mulheres para que elas detectem os sinais de violência doméstica. Acreditamos na importância de ter as mães dos nossos alunos dentro da escola e poder proporcionar uma tarde tão agradável. Além disso, é preciso alertá-las sobre o que é um relacionamento abusivo", explicou a diretora.