Maricá festeja 208 anos com muitas inovações

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As comemorações oficiais pelo aniversário de 208 anos de Maricá tiveram início ontem (26) com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Maricá na frente da Prefeitura. Marcaram presença na solenidade o prefeito Fabiano Horta, os secretários, vereadores, agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop), professores, estudantes e muitos moradores da cidade.

Ao final do evento, alunos das escolas municipais Antônio Rufino (da Gamboa), Rita Sampaio Cartaxo (Itaocaia Valey) e Barra de Zacarias (na Barra) fizeram apresentação com música e dança para o público.

Também ontem, dia do aniversário de Maricá, o protótipo de ônibus híbrido, que será o novo "Vermelhinho", foi apresentado à população na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O coletivo circulou pelas ruas da cidade, fazendo o chamado "rolezinho da sustentabilidade".

Os ônibus híbridos não poluem o ambiente e tem
maior aproveitamento de energia produzida em comparação aos veículos tradicionais.

O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria com a Coppe/UFRJ, e a frota de ônibus Tarifa Zero será aos poucos renovada com os modelos sustentáveis.

"Usamos recursos provenientes dos royalties, do petróleo que é um combustível fóssil e poluente para investir em projetos que priorizam energia sustentável, que reduzam ao máximo os impactos ambientais. Além disso, esse projeto gerará emprego e renda para os maricaenses pois pretendemos instalar uma fábrica aqui cidade. Mais uma conquista para comemorarmos neste aniversário", disse o prefeito Fabiano Horta.

Para quem quiser conhecer o ônibus híbrido, é só chegar na Rodoviária de Maricá, onde o veículo ficará até domingo (29), das 14h às 17h, para visitação e explicação técnica sobre o projeto com a equipe da UFRJ, que detalhará os benefícios do transporte sustentável que vai substituir a frota dos Vermelhinhos Tarifa Zero.

Análise de águas - Também foi inaugurado ontem o Laboratório de Pesquisa e Análise Ambiental de Maricá. Trata-se de um complexo com seis laboratórios que farão análises diversas das águas da cidade. O projeto resulta de parceira entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os seis laboratórios ficam no Parque Eldorado. Neles são feitas análises dos organismos vivos, de partículas de micro-plásticos, de matéria orgânica em decomposição e de nutrientes através das amostras de água e dos sedimentos coletadas nas lagoas e rios.

Após as primeiras análises, foi constatado o aumento da biodiversidade nos corpos hídricos e redução de 70% na mortandade dos camarões.

Confira os shows de hoje:

Araçatiba:

19h - Rose Lima

21h - Sinfônica Ambulante

22h - Mariana Cunha

Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu:

19h - Rafael Caçula

21h - Richard Vianna

Ponta Negra:

19h - Oh sorte

21h - Comichão

São José do Imbassaí:

19h - Roahn Victor

21h - Rickson Maioli.