Ação para coibir irregularidades

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Além das mudanças nas linhas, a subsecretaria de Transporte e Trânsito de Niterói vai iniciar na próxima segunda-feira (30), uma ação com os agentes de trânsito que ficarão em pontos estratégicos na Av. Roberto Silveira e Av. Alameda São Boaventura durante todo o dia, intensificado a participação nos horários de maior fluxo (entre 7h e 10h e entre 17h e 19h30). O objetivo é coibir as irregularidades que vêm acontecendo nessas vias, onde já houve um trabalho educativo. Os agentes vão autuar os veículos que estiverem utilizando as faixas seletivas de forma irregular. Este serviço foi interrompido durante o período da pandemia da Covid-19 e voltará para contribuir com a melhoria do trânsito na cidade.

Rua Sete de Setembro - A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade estuda a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Sete de Setembro, em Icaraí, no trecho entre as ruas Nóbrega e Gavião Peixoto. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito no local, por onde circulam seis linhas de ônibus, sendo quatro intermunicipais. Após conversa com comerciantes da rua, a secretaria optou por iniciar apenas, neste primeiro momento, a restrição dos horários de estacionamento na via. Após o período de teste, será avaliada a instalação definitiva ou não da faixa exclusiva.

Meio Ambiente - Além do impacto positivo esperado para o trânsito na cidade e a redução no intervalo das viagens, o secretário Renato Barandier ressalta que as mudanças também serão benéficas para o meio ambiente. Segundo ele, um estudo mostrou que, apenas com o replanejamento, a cidade deixará de emitir 90 toneladas de CO2 por ano, número que equivale ao plantio anual de 650 árvores.

"Somente com essas alterações, reduzindo trajetos e deixando de fazer viagens com poucos passageiros, vamos conseguir melhorar o atendimento à população e ainda produzir um impacto positivo para o meio ambiente na cidade", explicou.