Violência contra a mulher aumenta em dias de futebol

Por

Estudo analisou base de dados em partidas do Campeonato Brasileiro

Os boletins de ocorrências por ameaça contra mulheres em cinco capitais brasileiras aumentam em 23,7% quando o time da cidade joga - é o que mostrou a pesquisa "Violência Contra Mulheres e o Futebol", idealizada pelo Instituto Avon e encomendada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No Rio de Janeiro, 49,6% das mulheres que realizaram boletim de ocorrência por ameaça em dias de jogos têm entre 30 e 49 anos. Além disso, 49,6% se autodeclaram como brancas, enquanto 48,7% são negras. Em relação aos registros por agressão física, a maioria delas possui entre 18 e 29 anos (35,9%) e é negra (52,1%).

Para entender a relação entre o esporte e enfrentamento às violências contra mulheres e meninas em um contexto geral, o estudo analisou bases de dados de violência com informações de todos os dias de jogos do Campeonato Brasileiro da série A entre os anos de 2015 e 2018, em cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre.

No Brasil, entre os registros por lesão corporal dolosa, o aumento em dias de jogos dos times das regiões observadas é de 20,8%. Já nos dias em que o clube é o mandante da partida e joga na própria cidade e estádio, o levantamento identificou o aumento de 25,9% de registros policiais. O estudo "Violência Contra Mulheres e o Futebol" também revela que em sua maioria, os responsáveis pelas violências são os companheiros e
ex-companheiros.

"Com a pesquisa não queremos sugerir ou responsabilizar o futebol, que é uma paixão nacional, mas mostrar que os jogos podem funcionar como uma espécie de catalisador das desigualdades entre homens e mulheres, abrindo procedentes para violência doméstica. Para evitar que isso aconteça é importante e necessário o debate sobre o assunto, e para isso precisamos contar com a influência dos próprios clubes e times junto a seus torcedores", explica Beatriz Accioly, coordenadora de pesquisa e impacto do Instituto Avon.

  • Tags: