Antônio Pedro inaugura exposição 'Artéria Móvel'

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Já imaginou como seria entrar em uma artéria e conhecer de perto os elementos que compõem o sangue? Na exposição "Artéria Móvel", inaugurada ontem no Hospital Antônio Pedro, essa experiência pode ser vista e sentida pelo público até o final do mês de junho. O objetivo é auxiliar no aprendizado sobre as doenças cardiovasculares e a importância da doação de sangue.

O projeto "Por dentro do Sangue" foi idealizado pela cenógrafa e estudante de doutorado Taiana Oliveira, que se baseou na exposição "Artéria Gigante", uma arte-instalação fixa que desde 2013 atrai visitantes ao espaço Ciência Viva, no Rio, e que foi objeto da pesquisa de mestrado em Ensino de Biociências e Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz. Agora, no doutorado, ela continua a pesquisa com a instalação itinerante.

"A artéria é feita com materiais que podem ser facilmente reproduzidos nas escolas, para falarmos sobre a importância da doação de sangue e das doenças cardiovasculares, como a hipertensão, a glicemia alta, assim as pessoas podem visualizar como é isso dentro do corpo humano", explica Taiana Oliveira. A pesquisa de doutorado visa entender as impressões do público sobre o tema em questão, por isso os visitantes também são convidados a reproduzirem a artéria, em tamanho menor, utilizando materiais como cartolina e massa de modelar.

No Hospital Antônio Pedro, a exposição contou com a colaboração Laboratório de Impressão de Modelos de Órgãos 3D do HUAP (Fab Lab Health, Science & Education), que imprimiu alguns dos elementos que compõem a artéria móvel. "Usamos muitas peças do laboratório para educação e hoje estamos fazendo para a divulgação científica do tema doação de sangue", explica o professor Cláudio Tinoco, que coordena a Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. Ele comenta, ainda, que os professores que agendarem visitas com seus alunos poderão conhecer as dependências do FabLab.

No site da exposição, www.pordentrodosangue.wordpress.com, também há a opção de visita virtual, um jogo chamado "Aventura na Veia", sobre os elementos do sangue vistos na exposição, além de explicações detalhadas sobre o assunto. O horário de visitações e o contato para agendamento de grupos será divulgado na próxima semana pela coordenação do evento.