Rio de Janeiro pode ter mais duas 'Bandeira Azul'

Praias do Forno, em Búzios, e de Itaúna, em Saquarema, poderão ser as próximas praias fluminenses a desfraldarem - Foto: Leonardo Monteiro/Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As praias do Forno, em Búzios, e de Itaúna, em Saquarema, poderão ser as próximas praias fluminenses a desfraldarem a Bandeira Azul - certificado internacional de qualidade - na temporada 2022/2023. Elas vão se juntar ao Peró, em Cabo Frio, Sossego, em Niterói, que poderão ter o selo renovado pelo júri internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca. As praias da Reserva e a Prainha, no Rio, não terão a certificação renovada para a próxima temporada porque a Prefeitura do Rio não providenciou a documentação exigida pela coordenação nacional do programa Bandeira Azul, embora tenha enviado a avaliação ambiental.

"Estamos felizes com o aumento do número de candidatos. Neste ano temos 28 bandeiras e poderemos chegar a 40 na próxima temporada. O trabalho está crescendo bastante e o programa está crescendo no Brasil, principalmente mais ao Norte e Nordeste. No ano que vem vamos avançar mais nas praias do interior, de água doce", disse a coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.

A nova relação de praias e marinas que poderão ser contempladas saiu na reunião do júri nacional do Programa Bandeira Azul Brasil, realizado ontem de forma virtual. O encontro tinha por objetivo avaliar o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo programa para a gestão de praias e marinas. Após avaliação, foram pré-aprovados 40 locais, sendo 29 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para a avaliação do júri internacional. Dessa forma, o Brasil deve ampliar o número de locais certificados com a Bandeira Azul. Na última temporada, 22 praias e 6 marinas receberam o selo ecológico.

Para a temporada 2022/ 2023, o júri nacional recebeu a documentação de 42 candidatos, sendo 28 renovações e 14 novos candidatos. Todos os novos candidatos e mais 26 renovações foram pré-aprovados.