Huap agiliza atendimentos com ultrassom à beira leito

Hospital já conta com aparelho que oferece mais conforto aos pacientes - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entre tantos avanços que o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) apresentou nos últimos anos, o principal deles foi a mudança nos processos assistenciais. E foi com o objetivo de ampliar a sensação de acolhimento ao paciente que a unidade acrescentou mais um item voltado ao atendimento assistencial. O ultrassom à beira leito.

A unidade conta com dois aparelhos do tipo, ambos adquiridos na atual gestão do reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega. Um se encontra na clínica médica e o outro no setor de cardiologia. O propósito é o de fortalecer a integração academia-serviço.

Professor de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e médico de uma das clínicas do Huap, o doutor Ronaldo Gismondi explica as utilidades do aparelho que chegou ao local no início de 2022.

"O ultrassom à beira leito é usado para realizar o diagnóstico e para auxiliar o médico em vários procedimentos. A utilização dele melhora a acurácia da nossa avaliação clínica. E, nos procedimentos, ele reduz o risco de complicações para o paciente. Todos esses aparelhos se encontram disponíveis por 24 horas para todos os residentes e para os staffs do hospital", comentou o clínico geral da unidade.

E se o equipamento garante conforto e melhoria do cuidado aos pacientes que necessitam deste recurso, seja para diagnóstico ou para o acompanhamento da evolução de um tratamento específico, essa ferramenta também é benéfica aos profissionais do Huap por possibilitar agilidade e facilidade na realização dos exames.

Outro aspecto a respeito do ultrassom à beira leito é a melhora no aprendizado dos alunos, em especial os residentes. De acordo com dados da Pesquisa de Satisfação dos Residentes (PSR) divulgados no final do ano passado, 87,4% dos alunos dos programas de residência médica e multiprofissional afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o conhecimento adquirido na assistência prestada junto ao paciente no Huap.

Como o estudo foi feito antes da chegada do aparelho, a expectativa é que esse índice seja superior neste ano.