Capacitação digital para professores do estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está capacitando mais de 1.300 professores para a utilização de recursos digitais e inovações tecnológicas nas escolas estaduais. Durante dois dias, os profissionais da rede fizeram uma imersão no mundo digital por meio do workshop "Cultura Maker nas Escolas" e aprenderam, em oficinas, como aplicar as novas ferramentas educacionais como o audiovisual, a musicalização e a gamificação em sala de aula.

O objetivo do evento, realizado no auditório da Seeduc, no Santo Cristo, no Rio, foi apresentar aos docentes da rede os novos equipamentos de apoio pedagógico que estão sendo entregues nas unidades escolares, como laptops, lousas digitais, impressoras 3D e salas makers.

As "Salas Maker" são ambientes compartilhados que começam a fazer parte da rotina do ensino fluminense, contribuindo para que alunos e professores possam criar e experimentar soluções, mesmo sem conhecimento prévio. Para isso o espaço oferece ferramentas digitais e tecnológicas para ajudar no desenvolvimento de competências como autonomia e criatividade.

Além de conhecer os novos espaços que estão chegando a todas as unidades escolares, os professores foram apresentados às coleções Microkids Tecnologia Educacional, Projeto Letramento Matemático e Projeto Enem. Após a capacitação, cada professor atuará como agente multiplicador levando a cultura digital ao processo de ensino.