Projeto 'Vou de Canoa' leva estudantes para a praia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Respeitar a natureza também se aprende na escola. E fora dela. Na última semana, alunos da Escola Municipal Maralegre tiveram uma aula ao livre na Praia de Itaipu sobre a importância do cuidado com a natureza por meio do contato com embarcações de povos tradicionais do Brasil e de outros países, areias e conchas do mundo todo, além de uma experiência prática com a canoa polinésia.

A iniciativa foi organizada pelo projeto "Vou de Canoa", que tem patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, em parceria com o Instituto Surf Hoe.

Além de trabalhar a conscientização e sensibilização das crianças sobre o meio ambiente, Ingrid Campos, coordenadora do projeto e gestora de sustentabilidade da SGA Toyota, explica que, durante a atividade, também é explorada a individualidade de cada criança, para que elas vejam as diferenças entre elas como algo positivo. "Mostramos que, assim como as areias têm tipos de grãos e colorações diferentes e isso as torna ainda mais atraentes, a diversidade entre pessoas que por muitos é vista como um fator excludente, pelo contrário, traz ainda mais beleza à vida", comentou.

Para a bióloga Luiza Perin, idealizadora e criadora do "Vou de Canoa", trabalhar educação ambiental com crianças é fundamental para o processo de transformação do planeta. "Em cada atividade, recebemos cerca de 35 crianças, o que pode parecer pouco, mas o poder de transformação e replicação do trabalho desenvolvido no Projeto é enorme, uma vez que cada criança atendida transmite a mensagem para suas famílias e amigos, permitindo alcançar um grande número de pessoas", afirmou Luiza Perin.