SG aposta na dança para jovens

A arte é desenvolvida pelo projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faesg) - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cidade de nascimento de um dos maiores bailarinos do mundo, Thiago Soares, o município de São Gonçalo aposta na dança como atividade para o desenvolvimento infantil. A formação no balé, além de aprimorar a coordenação motora, musicalidade, lateralidade e socialização, também auxilia na concentração, no foco e na postura dos alunos. A arte é desenvolvida pelo projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faesg), nos
bairros Mutuaguaçu e Sacramento.

"Antes mesmo da técnica do balé, trabalhamos a questão da socialização entre as alunas. Trabalhamos valores, princípios, a questão de lidar com o outro, e como elas vão se expressar perante o mundo", disse Thais Machado, professora do núcleo do Mutuaguaçu.

As aulas do projeto são oferecidas para turmas baby class, infantil e juvenil, de 4 a 17 anos. Cada classe recebe determinados aprendizados, de acordo com cada faixa etária, respeitando os limites físicos e a individualidade de cada aluno.

"A técnica que utilizamos no baby class é para estruturar, ou seja, trabalhamos a coordenação motora, a noção de tempo e espaço e a lateralidade. Já para a turma do infantil, as alunas já têm essa noção estrutural e por isso conseguimos introduzir a técnica do balé clássico. E, no juvenil, utilizamos os termo técnicos, com as suas especificações, ou seja, elas aprendem as expressões e suas terminologias. Elas aprendem na prática e na teoria. Passo instruções sobre balé de repertório, como executar melhor cada passo e como funciona a mecânica corporal para o entendimento de cada movimento", contou a professora Thais.

Pelo projeto São Gonçalo em Movimento, o balé é oferecido nos seguintes locais:

. Espaço de Dança na Estrada da Conceição, 1.111, Mutuaguaçu e Rua General Daltro Filho, nº 120, Sacramento - Parada São Jorge.