Niterói, a Veneza brasileira

Charbel Tauil - Presidente do Sindilojas Niterói - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil*

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro apontou que 70% dos lojistas cariocas esperam vender mais com a chegada do Dia dos Namorados, no próximo dia 12 de junho. Em Niterói a expectativa não é muito diferente, visto que a data que celebra o amor vem conquistando mais importância a cada ano. A comemoração extrapolou o tradicional namoro e atualmente todos os tipos de casais, inclusive os casados há várias décadas, trocam juras de amor e presentes no dia que antes era só dos namorados.

Pensando na data, os lojistas estão se movimentando e investindo em decorações, promoções, campanhas e outros atrativos para tirar os consumidores de casa neste primeiro Dia dos Namorados de retorno à normalidade pós-pandemia. Mas e o poder público? Qual seu engajamento nisso? Nossos gestores também são responsáveis por criar facilidades e alternativas para que este dia 12 seja o melhor possível para os setores de comércio e de prestação de serviços, que geram emprego e renda.

Para celebrar a data, a prefeitura devia criar oportunidades, como por exemplo, enfeitar ruas e colocar nelas cantores, trovadores românticos e outras atrações para os namorados, estimulando as pessoas a saírem de casa para consumir. E para garantir o conforto dessas pessoas, a prefeitura devia criar vagas de estacionamento, porque elas vão estar nas ruas, principalmente à noite, lotando cinemas, teatros, restaurantes e outros estabelecimentos.

Além disso, a presença de agentes de trânsito, orientando e colaborando com motoristas e pedestres, também traria mais conforto aos casais e à população de um modo geral. A segurança também merece reforço, com a ampliação do horário dos policiais e a presença da Guarda Municipal, ajudando o Programa Segurança Presente e o 12º BPM, porque as pessoas vão ficar nas ruas até mais tarde, seja nas compras ou nas comemorações, principalmente nos dois dias que antecedem a data.

Neste ano o Dia dos Namorados cai num domingo, o que facilita a montagem de um esquema especial de trânsito e o aumento no número de vagas para estacionar nas ruas, já que não há fluxo de caminhões, nem tráfego gerado pelas escolas.

Com apoio do poder público poderíamos movimentar a cidade em torno do Dia dos Namorados e ter um crescimento fabuloso em vários setores da economia. Quem sabe, poderíamos transformar Niterói em um novo ícone do amor, assim como Veneza, na Europa, está eternizada no imaginário dos amantes.

O engajamento público, com certeza, traria retorno para a cidade. Com o fomento do turismo e o aquecimento do setor terciário teríamos o consequente aumento na arrecadação municipal, garantindo mais qualidade de vida para a toda a população.