Teste do Pezinho: São Gonçalo reforça importância do exame

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O teste do pezinho é um dos primeiros exames da vida de um bebê e um dos mais importantes. A Triagem Neonatal, como também é conhecido, é obrigatória no Brasil desde 1992 e tem o dia nacional comemorado no próximo 6 de junho. O objetivo da data é alertar a população sobre a importância da realização do exame de prevenção, que detecta seis distúrbios e doenças em fase pré-sintomática, ou seja, em tempo para iniciar o tratamento adequado, minimizando os danos à saúde da criança.

O exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, detecta o hipotiroidismo congênito, hiperplasia congênita de supra renal, fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e a deficiência da biotinidase (veja abaixo as suas complicações). As doenças mais diagnosticadas no teste do pezinho são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme.

"São Gonçalo realiza uma média de 600 exames deste tipo por mês. O teste do pezinho é um exame importante que serve para determinar se a criança nasceu saudável ou detectar se há alguma doença que possa prejudicar seu desenvolvimento. Com o diagnóstico precoce, a família tem como iniciar o tratamento, dando mais qualidade de vida e impedindo o desenvolvimento de várias doenças, que se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual ou afetar gravemente a saúde da criança", explicou a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Raquel Vieira.

A Triagem Neonatal é feita a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Ela deve ser feita, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida. No entanto, pode ser realizado até o 90º dia de vida. O quanto antes for feito, pode prevenir atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou mesmo o óbito e as chances de evitar complicações graves aumentam consideravelmente.

Em São Gonçalo, há nove locais para a realização do teste, em dias e horários específicos, já que os testes são realizados por enfermeiros e técnicos capacitados pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Para realizá-lo, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento do bebê, comprovante de residência, documento do responsável, cartão de vacina e cartão do SUS da criança.

Os resultados dos exames realizados na rede pública ficam prontos em sete dias após a entrega da unidade de saúde ao laboratório e estão disponíveis na internet através do site www.saude.rj.gov.br/testedopezinho. Após entrar na página, basta inserir o número do filtro do exame e a data de nascimento do bebê. Dúvidas podem ser tiradas através dos telefones (21) 3500-8483 e (21) 97326-3637.