Jornalista britânico some na Amazônia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal britânico "The Guardian" no Brasil, estão desaparecidos desde o último domingo, de acordo com nota divulgada pela coordenação da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Eles estavam no Vale do Javari, no Amazonas, e teriam recebido ameaças. O desaparecimento ocorreu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.

Bruno Pereira e Dom Phillips chegaram na sexta-feira no Lago do Jaburu, nas proximidades do rio Ituí, para que o jornalista visitasse o local e fizesse entrevistas com indígenas. Segundo a Unijava, na manhã de domingo os dois deveriam retornar para a cidade de Atalaia do Norte após parada na comunidade São Rafael. No início da tarde, uma primeira equipe de busca da Unijava saiu de Atalaia do Norte em busca dos desaparecidos, mas não os encontrou.

A Polícia Federal disse que já está acompanhando e trabalhando no caso. "As diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente", diz nota da instituição.

Já a Funai informou que acompanha o caso, está em contato com as forças de segurança que atuam na
região e colabora com as buscas.