Todo amor tem história

Dom José - Foto: Thiago Maia/ Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Estudei teologia num Instituto que trazia a identidade do Sagrado Coração de Jesus. Deus, que já havia me chamado, Ele mesmo me conduziu pela mão para mais perto do Coração do seu Filho.

Foi assim que pude compreender e vivenciar as riquezas de um Amor que ama pelo simples fato de amar. Os humanos não têm essa capacidade. Por isso, foi preciso que Deus amasse primeiro, sem pressa nem expectativa, apenas porque amar faz parte da sua natureza.

E foi assim que o projeto de amar, sem pressa nem expectativa, entrou na nossa natureza humana. Foi assim que nos abrimos para a grande Transcendência do Outro, de onde tiramos nossa própria transcendência.

Foi esse o clima em que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi revelada no dia 27 de dezembro de 1673 a Santa Margarida Maria Alacoque. A proposta de Jesus é que os fiéis participassem da Santa Missa durante as primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos, se confessassem e comungassem. E Ele lhes garantiria a paz nas almas.

Todo amor tem história.

O amor dos namorados, noivos, casados tem história. O amor entre pais e filhos tem história. O amor por uma profissão sonhada desde a infância tem história. O amor por uma dedicação abnegada também tem história.

Todo amor tem história.

Qual é a sua história? Quantas histórias tem o seu amor?

O amor de Deus tem uma história que oculta quase 4.000 anos, desde quando Abraão atendeu ao chamado divino e se entregou ao desconhecido da vida.

Quando chegou a hora de Deus se entregar ao desconhecido do mundo, foi em Jesus, o Filho, que Ele se entregou. E foi aí que o mundo ganhou um sentido que até então lhe fugia: foi a partir daí que o mundo passou a ter um coração.

Não deveria ser difícil sonhar e viver dessa realidade. Afinal, o Coração do Filho Amado é o nosso mundo, nossa Pátria e nossa paz.