Defesa Civil de Niterói auxilia emergência em Pernambuco

Objetivo é apoiar equipes locais que enfrentaram tragédias com a chuva - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói embarcaram para Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, para auxiliar equipes de emergência local, devido às chuvas que afetaram o Estado.

A equipe, formada por engenheiros civis, um engenheiro especialista em Geotecnia e um geógrafo, liderados pelo secretário de Defesa Civil de Niterói, tenente-coronel Walace Medeiros, é habilitada em análise de encostas e anomalias estruturais em edificações.

"O objetivo é apoiar as equipes do estado de Pernambuco, auxiliando na avaliação de encostas e mapeando áreas que estiverem sob risco, além de identificar, dentre os imóveis que foram afetados e evacuados pelas famílias, quais encontram-se seguros para que possibilitem o retorno seguro das pessoas que se encontram em abrigos".

Os especialistas de Niterói farão uso das ferramentas de geoprocessamento, como o Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), já utilizadas pela Secretaria, drones para captura de imagens aéreas, além da metodologia de avaliação de riscos a partir das análises de campo para a produção de relatórios técnicos e mapeamentos que subsidiarão os órgãos locais.