Tradição de volta a São Gonçalo

Tapete de sal no Corpus Christi é uma marca de São Gonçalo, que se orgulha de produzir o maior da América Latina - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina está de volta às ruas de São Gonçalo com muitas novidades. Após dois anos de "tapete virtual" por conta da pandemia, a população vai poder visitar os 240 painéis confeccionados ao longo de dois quilômetros de extensão, que vai da Rua Coronel Moreira César até a altura da Rua Nilo Peçanha. Para este ano, são esperadas mais de 50 mil pessoas para as comemorações de Corpus Christi.

Após reunião entre representantes do Executivo e Legislativo com o padre André Luís Siqueira, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, ficou definido que a confecção do tapete e a Santa Missa seriam durante o dia. A novidade irá permitir que mais fiéis possam participar da celebração, com mais opções de transportes e segurança.

"Estamos com muitas novidades para o Corpus Christi deste ano. A mudança de horário possibilitará mais tempo de visitação dos tapetes e, já com o palco montado, atrações ao longo de toda a manhã. Também haverá mais segurança para as milhares de pessoas que participam. Convidamos a todos os gonçalenses e moradores de cidades vizinhas para que venham participar desse grande momento de demonstração de fé", declarou o padre André Luis, pároco da Igreja Matriz.

Para confeccionar o tapete, conhecido como o maior tapete de sal da América Latina, serão utilizados mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e litros de serragem. Serão produzidos 240 tapetes da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. São esperadas cerca de 27 paróquias, sete escolas municipais e seis mil voluntários envolvidos na confecção dos painéis de sal.