RJ: cuidado e prevenção às drogas tem segundo simpósio

Simpósio focou não só pessoas, mas também Comunidades Terapêuticas - Foto: Luciano Belford/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Cuidados Especiais, ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil, realizou ontem (20), na Biblioteca Parque Estadual, o 2° Simpósio de Cuidado e Prevenção às drogas, em comemoração ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado no dia 26 de junho, data criada para conscientizar a população global sobre a dependência química.

O simpósio teve como objetivo reforçar a atenção necessária para a prevenção e cuidados em relação a dependência química, além de incentivar o conhecimento e a conscientização sobre o tema.

"A Subsecretaria de Cuidados Especiais tem duas pautas muito importantes, a Pessoa com Deficiência e as Comunidades Terapêuticas, dois públicos estigmatizados pela sociedade. Os dependentes químicos precisam ser vistos como pessoas que necessitam de ajuda e tratamento. A Subsecretaria de Cuidados Especiais tem como objetivo dar voz e protagonismo a essas pessoas, apoiar as Comunidades Terapêuticas para que elas possam desenvolver seu papel social e terapêutico da melhor maneira, nossa missão é cuidar de quem cuida!", afirmou a subsecretária e pedagoga, Veronica Legentil.

O superintendente terapêutico, Douglas Manassés, apresentou o trabalho realizado pela Superintendência e reforçou a importância de dar legitimidade às Comunidades Terapêuticas para exercerem o seu trabalho.

O evento contou com palestras ministradas pelo psiquiatra e especialista em dependência química, Jorge Jaber, pela psicóloga Sabrina Presman, pela gerente do segmento Comunidade Terapêutica do Ivisa-RIO, Maria Claudia Castelo Além disso, o simpósio foi palco para a apresentação do Coral Novo Caminho, formado por acolhidos de quatro Comunidades Terapêuticas do Estado do Rio de Janeiro.

A ação foi uma parceria entre a Subsecretaria de Cuidados Especiais, Loterj, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e RioSolidario.

O evento também contou com a presença de Otávio Teixeira, presidente da Loterj; Danielle Barros, secretária de Cultura; Gilvania Coutinho, subsecretária do Programa RJ para Todos; Leonardo Abicelo, presidente da Fecometerj, Ane Bartolomeu, representante da Sepredeq, Aldemir Gomes, presidente da Febracomtec.