Mercado de imóveis para a terceira idade promete avanços

Por Richard Sonsol - Presidente da ADEMI-Niterói - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com boas perspectivas e futuro promissor, o mercado imobiliário tem se interessado cada vez mais em diversificar lançamentos incluindo empreendimentos voltados ao público acima dos 60 anos. Surgem com mais frequência no país projetos de condomínios-cidades para a terceira idade.

São plantas inspiradas no conceito de cohousing, ou co-lares, nascido na Dinamarca nos anos de 1960, com o objetivo de proporcionar aos moradores qualidade de vida, autonomia, segurança e interação social para os mais velhos.

Não à toa, cresce o interesse de investidores na construção de moradias para o público 60 , em condomínios com espaços que favoreçam esse período da vida. Os idosos não desejam viver isolados e querem resolver o dia a dia de forma prática.

Com maior expectativa de vida, dispondo dos avanços da medicina e da tecnologia, os idosos querem ter vida ativa e social, tudo no mesmo espaço onde moram.

A procura por moradias para esse público é crescente e os números revelam o tamanho desse mercado. São mais de 34 milhões de idosos no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, o que representa 16,2% da população. Até 2060, o país vai somar 58,2 milhões de habitantes acima dos 60 anos, o equivalente a 25,5% do total de brasileiros, segundo projeções do IBGE.

Construções com esse perfil já estão sendo projetadas em cidades do sudeste, centro-oeste e nordeste do país. São complexos imobiliários que incluem serviços de alimentação balanceada, terapias, atendimento médico, entre outras comodidades. Há também projetos para uso misto, com área exclusiva para atender a esse público.

Niterói destaca-se em qualidade de vida para a população idosa. Do total de 516,9 mil habitantes na cidade, 20% da população é da terceira idade, cerca de cem mil pessoas.

Para comprar um imóvel com segurança na cidade, e que atenda o perfil da família, é importante contar com a consultoria de um dos associados da ADEMI-Niterói para realizar o negócio, desde a seleção do bem até a assinatura final da aquisição.