Festa junina: cuidado com a rede elétrica

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após dois anos sem as tradicionais comemorações das festas juninas devido à pandemia, elas estão de volta. Nesta época do ano, é comum a população decorar as casas, ruas e bairros para aproveitar as festividades. Preparar um ambiente para receber essa comemoração é uma tarefa que requer muitos cuidados, principalmente com a rede elétrica. Para evitar situações de riscos para a população, a Enel Rio traz algumas dicas para que todos possam aproveitar as festas com segurança.

É importante estar sempre atento ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como sobrecarga de tomadas e ligações de energia malfeitas também podem causar acidentes.

Para evitar acidentes com a decoração, a concessionária dá dicas sobre os cuidados com a rede elétrica para aproveitar os eventos do mês de junho com segurança:

Não pendurar bandeirinhas na rede elétrica e não utilizar os postes para fazer decorações.

Segundo a empresa, é recomendável que os enfeites sejam confeccionados com materiais isolantes, como borracha, evitando a condução de energia em eventual contato com a rede.

Dentro de casa, os bocais de lâmpadas, por exemplo, não devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios. Também deve ser respeitada a distância de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV.

Contrate empresas habilitadas para realizar o aterramento elétrico de barraquinhas, palcos, arquibancadas e demais estruturas metálicas;

Nas ligações internas de barracas ou até mesmo em casa, devem ser evitados o uso de "T"s, gambiarras e emendas malfeitas, que podem superaquecer e causar curto-circuito. Dê preferência aos filtros de linha, mais seguros.

Não solte fogos de artifício na direção dos postes e das redes de distribuição. O uso desses artefatos é mais seguro se realizado em locais amplos e distantes da rede elétrica. É importante lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância de outras pessoas, além de verificar a procedência dos fogos e se certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas.

"Também é preciso redobrar a atenção com os balões. Além de ser crime ambiental, podem causar acidentes. Quando são soltos próximos à rede elétrica, o perigo é ainda maior, aumentando os riscos de incêndios", explica.