Niterói recebe Estadual de Canoa Havaiana de maratona

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com 903 atletas de 43 clubes e sete cidades (Niterói, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Macaé, Paraty, Angra dos Reis e Búzios), acontece neste final de semana, sábado dia 2 e domingo dia 3 de julho, a primeira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana na modalidade Maratona realizado na Praia de São Francisco, na cidade de Niterói (RJ). A competição tem parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O evento, que terá provas de 8, 10, 16 e 20km, alcançou o recorde em qualquer evento nacional com 97 canoas individuais (V1) e 23 canoas de trios (V3) além de obter a maior premiação nacional da história distribuindo R$ 30 mil entre as disputas na categoria Open. O número de inscritos é o segundo maior da história, ficando atrás apenas dos quase 1 mil da edição do ano passado no mesmo local.

Além das disputas de V1 e V3, haverá competição nas canoas de equipes de seis lugares, as OC6. E os atletas, familiares e torcedores terão à disposição espaço de gastronomia na praia para desfrutarem da competição.

"Estamos muito felizes com a adesão da prova. Temos o recorde de canoas V1 e de V3 sendo que nesta todas as 23 vão largar ao mesmo tempo na prova, algo jamais visto no esporte aqui no Brasil. Temos a maior premiação de todo o país, um baita incentivo para todos e bem legal para o fomento e desenvolvimento do esporte. O recorde de atletas ficou por um pouco, mas a melhor marca anterior é a deste campeonato, o que prova a importância da competição", disse Tiago Martins, da Live, organizadora do evento.

"A expectativa é a melhor possível. Quando assumimos a Secretaria, criamos uma relação fantástica com a Canoa Havaiana. Hoje temos 34 clubes na cidade que participam ativamente dos eventos . Importante do esporte para Niterói não é só o evento em si e sim uma etapa do Estadual, Niterói está sendo reconhecida como a cidade da Canoa Havaiana. Para nós é um momento de muita alegria. Somos privilegiados por ter essa orla, é propício. A organização com o Tiago Martins e seu staff é fantástica, por isso sempre temos muitos inscritos e para a Secretaria de Esportes e Lazer associar sua imagem a uma etapa do Estadual na estrutura e organização é um momento de muita alegria e não vamos abrir mão dessa parceria", disse Luiz Carlos Gallo, Secretário de Esportes e Lazer de Niterói".

A competição começa no sábado, dia 2, a partir das 7h, com premiações previstas a partir das 13h. No domingo as disputas largam às 6h30 com término previsto para 12h30.

A primeira etapa do Estadual de Canoa Havaiana estilo Maratona tem o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói.