Exame preventivo pode evitar sua morte!

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O câncer do colo do útero é um grave problema de saúde pública, considerando que no Brasil corresponde ao terceiro tumor mais incidente na população feminina. Na análise regional, o câncer do colo do útero é o primeiro mais incidente na região Norte, e o segundo nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, ocupando na região Sul a quarta posição e na região Sudeste a quinta. O vírus Papiloma vírus humano (HPV) é considerado o principal fator risco para este tipo de câncer, sendo responsável por 99,7% dos cânceres de colo do útero.

O câncer do colo do útero pode ser realmente evitado através do uso de preservativos, como a camisinha, nas relações sexuais. Alguns exames podem detectar precocemente as lesões cancerosas que surgem no colo do útero, como por exemplo o exame preventivo.

O exame preventivo também conhecido como Papanicolau ou colpocitologia, e´ usado para detectar alterações nas células do colo do útero, que se forem detectadas nas fases iniciais pode ser curado em quase 100% dos casos. Trata-se de um método simples, eficaz, indolor, rápido e de baixo custo. Para coletar o exame preventivo, a única restrição é não estar menstruando. Desta forma, a coleta do material do colo do útero, poderá detectar lesões sugestivas de câncer, e além disto, é possível identificar outras doenças que estejam visíveis no momento do exame na região genital, como o Herpes genital, Sífilis e condiloma ou verrugas genitais.

Todas as mulheres, ao iniciarem a vida sexual, independente da idade, devem realizar esse exame preventivo regularmente, pois quanto mais cedo se inicia a vida sexual, maior o risco de infecção pelo HPV. Inicialmente, o exame deve ser realizado anualmente. Após dois exames seguidos (com intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser realizado a cada três anos. Entretanto esta recomendação deve ser individualizada e dependerá da avaliação de seu médico porque dependendo do caso, pode ser necessário que seja repetido a cada 6 meses.

É muito importante que esse acompanhamento seja mantido regularmente, para que as lesões sejam detectadas precocemente aumentando as chances de cura, pois o surgimento de sinais e sintomas já é indicação de que o câncer se encontra em fase avançada. Observa-se que a morte decorrente de câncer de colo do útero está associada ao fato de que muitas vezes a doença é diagnosticada de forma tardia.

O exame preventivo é oferecido gratuitamente pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde, onde se realiza a coleta de material do colo do útero. Assim que o resultado do exame estiver pronto, você deve imediatamente marcar uma consulta médica para mostrar o exame, pois somente o profissional habilitado poderá fazer o diagnóstico corretamente e escolher o melhor tratamento se for necessário.

Cabe a cada mulher ter a responsabilidade de compartilhar informações a outras mulheres sobre a importância e necessidade do exame preventivo, principalmente para as mais novas. Desta forma, estará contribuindo para a campanha de combate ao câncer de colo de útero!