PIB da indústria fluminense registra crescimento recorde

Com isso, o nível da produção industrial fluminense atingiu patamar elevado e teve seu melhor primeiro trimestre desde 2003 - Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estudo da Firjan aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria aqui no estado registrou crescimento de 5,6% no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2021. Com isso, o nível da produção industrial fluminense atingiu patamar elevado e teve seu melhor primeiro trimestre desde 2003, quando foi iniciada série histórica divulgada pelo IBGE.

O PIB fluminense, incluindo todos os setores econômicos, avançou 2,9%, principalmente por conta do desempenho da indústria. Essa alta foi puxada pela indústria extrativa do estado, que cresceu 6,6% devido ao aumento da produção e da exportação de óleo e gás. O segmento, que tem o maior peso na indústria fluminense, atingiu seu maior nível desde 2003 e foi a principal influência para que o setor alcançasse patamar histórico de produção no primeiro trimestre.
A indústria da construção civil, que registrou avanço de 9,9%, também tem posição de destaque no resultado geral do estado. No entanto, a indústria de transformação desacelerou e teve crescimento de 0,4%.

Mas de acordo com a Firjan, o desempenho mais fraco se deve principalmente à desorganização das cadeias globais de produção - causada pela pandemia de Covid-19 e pela guerra no Leste Europeu - resultando em falta ou alto custo da matéria-prima. O setor de serviços registrou crescimento de 0,9%, mas, apesar do avanço, o estudo considera que o estado está longe de atingir seu potencial de consumo. Na agropecuária, a alta foi de 0,5%.