Você sabe o que é HPV? Confira dicas e informações

O Papiloma Virus Humano, o vírus HPV, é o agente responsável por uma infecção transmitida através de relação sexual - Foto: Pixabay

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Papiloma Vírus Humano (vírus HPV) é o agente responsável por uma infecção de transmissão sexual muito comum, conhecida como papilomatose genital ou também como condiloma acuminado. A transmissão do HPV acontece por contato direto com a pele infectada por meio de relações sexuais, podendo ocasionar lesões na virilha, vulva, vagina, colo do útero, no pênis e no ânus. Mais de 50% das mulheres com vida sexual adquirem o vírus em algum momento de suas vidas.

A ciência já conseguiu identificar mais de 200 tipos de vírus HPV, que se dividem em dois grandes grupos (baixo risco e alto risco) e se transmitem a homens e mulheres através de sexo vaginal, anal ou oral. A maioria dos tipos de baixo risco não causam doença.

Alguns, no entanto, são responsáveis pelo aparecimento de verrugas na região genital, ânus, boca ou garganta. Os outros podem causar variados tipos de câncer. Destes, cerca de quatorze são considerados tipos de alto risco identificados por números: HPV-16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66 e 68. Os mais agressivos são os tipos 16 e 18, responsáveis pela maioria do câncer de colo do útero, sendo, no Brasil, a segunda causa de câncer ginecológico nas mulheres.

Câncer

A maioria das infecções por HPV são benignas e desaparecem espontaneamente dentro de 1 a 5 anos. Entretanto, o HPV é o principal fator de risco para o câncer do colo do útero, encontrado em cerca de 99,7% dos canceres de colo do útero. Inclusive a Organização Mundial da Saúde informa que 85% das mortes por câncer do colo do útero são de países de baixa renda sendo esse assunto importante e relevante para ser abordado em toda população.

É de extrema importância que todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual estejam em dia com o seu exame de preventivo, independente da idade, desde as mais novas até as mais velhas. A presença de sintomas como sangramento vaginal na relação sexual e dores pélvicas são alertas para o diagnóstico de câncer de colo de útero. Mas as mulheres não devem esperar que estes sintomas apareçam, pelo contrário, devem fazer o exame preventivo regularmente. Esse exame tem como objetivo detectar alterações causadas pelo HPV nas células do colo do útero a tempo de serem tratadas e curadas, evitando a morte por este tipo de câncer.

Vacinação

A prevenção da infecção pelo HPV pode ser realizado através de vacinas, quando administradas antes do início da vida sexual.

O objetivo da vacinação do HPV no Brasil é prevenir os casos de câncer de colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe e reduzir a incidência e a mortalidade por esta enfermidade. A proteção desta vacina é estimada em 9- 10 anos. No entanto, como essa vacina é relativamente nova (2007), é necessário que mais estudos sejam realizados, alguns já encontram-se em andamento em mais de 20 países, para avaliar melhor e fornecer mais dados sobre a duração da proteção e se há necessidade de reforço.

A vacina do HPV oferecida pelo SUS é quadrivalente, isto é, oferece proteção contra o HPV dos tipos 6,11,16,18. Esta vacina encontra-se disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde para meninas e meninos entre 9 e 14 anos e para mulheres e homens de 9 a 26 anos portadores do vírus de imunodeficiência humana (HIV). Esta vacina também pode ser encontrada na rede privada, mas diferente da aplicada no SUS, ela está disponível para todas as faixas etárias.

Como se diz, prevenir é melhor do que remediar. Então vocês: mulher, mãe de adolescente, adolescentes e homens, procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para ser vacinado contra o HPV. Não vale a pena esperar. Sua vida é muito valiosa!