Sinal verde para as bicicletas

Ampliação do número de vias para bicicletas permitirá que mais pessoas descubram que é possível abrir mão do carro - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói está avançando nos investimentos para ampliar o Sistema Cicloviário da Região Oceânica. São duas iniciativas que integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e o Projeto Niterói de Bicicleta. A primeira ação foi o lançamento do edital de licitação para a implantação da Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu. O investimento será de R$ 5.869.907,33. Ao mesmo tempo, está na fase final a concorrência pública para a realização de obras para a construção de novas ciclovias nos bairros de Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Serra Grande, Santo Antônio e Piratininga. Aqui, o investimento será de R$ 4.258.171,50. A ordem de início destas intervenções vai acontecer nos próximos dias.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que, com as duas iniciativas, Niterói vai ultrapassar a marca de 120 quilômetros de ciclovias.

"Com estes dois projetos, a cidade vai ser firmar como uma das mais cicláveis do Brasil. Vamos chegar a 120 quilômetros de ciclovias. Niterói segue avançando como uma referência nacional e internacional de sustentabilidade urbana", afirmou Axel Grael.

A Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu vai integrar a Rota Cicloviária Translagunar, que está sendo implantada pelo Projeto Niterói de Bicicleta e pelo PRO Sustentável. A Translagunar começa no Túnel Charitas-Cafubá, percorre o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e chega nas imediações das praias de Itaipu e Itacoatiara.

O objetivo da Ciclovia Parque de Itaipu é proporcionar mobilidade urbana sustentável, promover esporte e lazer em áreas públicas, fortalecer a promoção do ecoturismo e incentivar a conscientização ambiental dos ecossistemas lagunares. A empresa vencedora da licitação será responsável pelos estudos preliminares; projetos básicos; projetos executivos e planos de gestão, monitoramento e manutenção.

A coordenadora do PRO Sustentável, Dionê Castro, ressaltou o caráter sustentável da Ciclovia Parque.

"A ciclovia no entorno da Lagoa de Itaipu será mais uma obra de proteção à biodiversidade local que reforçará a condição de Niterói como a cidade do ecoturismo. A rede de ciclovias em implantação na Região Oceânica oferece oportunidades de lazer, mas, sem dúvida, atende a muitos profissionais que fazem uso da bicicleta em sua rotina de trabalho", pontuou Dionê Castro.

A Ciclovia Parque terá cerca de 4,5 quilômetros de extensão. O trajeto será nas margens da Lagoa de Itaipu, com início em Camboinhas e término nas proximidades do Córrego dos Colibris. As obras preveem mil metros quadrados de espaço público para descanso, contemplação da natureza, lazer e convivência comunitária. Além disso, haverá a revitalização da Praça e Horta Comunitária Amaravista. Os detalhes do projeto e a execução serão discutidas com a população em reuniões setoriais e gerais.

Responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, afirmou que a Ciclovia Parque de Itaipu tem vários aspectos relevantes.

"A ciclovia será mais um trecho da futura Translagunar, que vai conectar o Túnel Charitas-Cafubá até as praias de Itaipu e Itacoatiara. A definição do traçado e do escopo do projeto é fruto de um intenso diálogo com as comunidades locais, ambientalistas e cicloativistas em um esforço conjunto. Será um eixo de transporte com imenso potencial turístico e que tem a preservação ambiental como ponto conceitual central", disse Filipe Simões.

O conceito da Ciclovia Parque de Itaipu é proporcionar muito mais do que deslocamento e circulação de pessoas na Região Oceânica de Niterói. A meta é criar locais para encontros e reuniões e favorecer a convivência entre as pessoas. Por essa razão, o projeto da Ciclovia Parque prevê mil metros quadrados de espaços de uso público, ao longo do trajeto, para descanso e lazer. O conceito paisagístico dos equipamentos públicos será integrado com a natureza da região.