Atividades esportivas seguem durante o recesso escolar

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mesmo no recesso escolar, os alunos das escolas municipais Presidente Castello Branco e Visconde de Sepetiba continuam frequentando o Programa Forças no Esporte (Profesp), na Ilha das Flores, por um bom motivo: de 15 a 31 de agosto, eles participarão do Torneio Profesp, campeonato que acontece entre todos os alunos do Profesp no Rio de Janeiro.

O torneio deve reunir mais de 500 alunos, de 13 a 17 anos, para disputar as modalidades natação, atletismo, vôlei e futebol. Para o suboficial Assis, um dos responsáveis pelo projeto na Ilha das Flores, mais do que competir, a intenção do campeonato é fazer com que os alunos interajam e trabalhem o espírito de liderança e equipe.

"O primeiro ponto do torneio é a integração entre os alunos. A gente vive no nosso mundo, da ponte para cá, e eles vão ter oportunidade de conversar com outras crianças que já são atletas e que moram no Rio. O mais importante mesmo vai ser a troca de experiências", explica o suboficial.

Kauane Victória, de 16 anos, está no projeto há cinco anos. A aluna do Castello Branco conta que este é o terceiro campeonato de que participa e que quer trazer a medalha de ouro para São Gonçalo.

"A minha expectativa é ganhar! Vou competir na modalidade atletismo e, nos outros campeonatos que participei, eu consegui uma medalha. Já estou no projeto há 5 anos e adoro, fiz muitos amigos. Aqui é a minha segunda casa", comenta a aluna.

Profesp

O Programa Forças no Esporte (Profesp) é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.