Barbeiro que fez muito mais do que cabelo, barba e bigode

José Cândido Trindade morre aos 82, tendo escrito uma bela história de vida - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói acabou de perder um personagem de sua história. Faleceu ontem, aos 82 anos, o campista José Cândido Trindade, o Candinho, um dos barbeiros mais famosos da cidade. Ao longo de sua vida, cortou o cabelo de diversas personalidades, como o iatista Torben Grael, o cirurgião plástico Ronaldo Pontes e o ex-governador Badger da Silveira, irmão do também ex-governador Roberto Silveira. Foi ele quem aparou o cabelo do jogador Gérson, o Canhotinha de Ouro, antes de sua partida para a Copa do Mundo de 1970.

Candinho começou na profissão aos 15 anos, em Campos e, em 1959, mudou-se para o Rio de Janeiro. Na ainda capital federal, instalou-se num lugar privilegiado: o salão New York, em frente ao Palácio do Catete. Mas, como ele sempre gostava de lembrar, o movimento do salão caiu pela metade com a criação de Brasília. Começaria então, naquele momento, sua história com Niterói.

Mudou-se para o salão Ginástico, em Icaraí, e posteriormente para o Oberlan, na esquina de Gavião Peixoto e Avenida Sete. Acabou dono da barbearia e mudou seu nome para Magnus. Aposentou-se em 2009, passando o ponto para um funcionário.

Além do lado profissional, ao longo dos anos dedicou-se também à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Casou-se em 1961 com a campista Nicéa, a mulher de sua vida, com quem esteve até os últimos momentos. Construíram juntos uma linda família, formada por três filhos - Marcos, Magno e Renata -, sete netos e dois bisnetos.

"Eu tenho muito orgulho de ter formado meus três filhos com o dinheiro do meu trabalho. Uma é formada em Direito, outro em Administração e o terceiro, em Economia", contou, numa entrevista no momento de sua aposentadoria.

Marcos e Magno Trindade são sócios da FSB Comunicação, a maior empresa de Comunicação Corporativa da América Latina, com sede no Rio.