SG: inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

Três dos 13 cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com a Firjan-Senai já recebem candidatos - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir de hoje, começam as inscrições para três dos 13 cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de São Gonçalo em parceria com a Firjan-Senai. Inicialmente, poderão ser feitas matrículas para os cursos de caldeiraria, eletricista predial e desenvolvedor de conteúdo para Youtube. Ao longo dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, outros segmentos terão inscrições abertas (confira a relação abaixo).

As inscrições podem ser feitas no Senai de São Gonçalo - que fica na Rua Dr. Nilo Peçanha, número 134, Centro - com comprovante de residência no município de São Gonçalo e comprovante de escolaridade.

Serão oferecidos cursos nas seguintes áreas: assistente de operações em logística, eletricista predial, caldeiraria, solda de aço carbono 4g, operador de máquinas de usinagem convencionais, assistente administrativo, mecânico de manutenção, desenvolvedor de conteúdo para youtube, eletricista predial, pintor industrial - rolo e trincha, costureiro industrial do vestuário, soldador de aço carbono eletrodo revestido 6g, desenhista de projetos elétricos industriais.

Confira a relação, carga horária e escolaridade exigida para cada um dos cursos:

Caldeiraria - carga horária: 540 horas; idade mínima: 18 anos; escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 4 a 22 de agosto.

Desenvolvedor de Conteúdo para Youtube - 180 horas; idade mínima: 16 anos; escolaridade mínima: 9º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 4 a 22 de agosto.

Eletricista Predial - 380 horas; idade mínima: 18 anos; escolaridade mínima: Fundamental II completo. Período de inscrição: 4 a 22 de agosto para o período da manhã e 23 a 31 de agosto para o período da tarde.

Assistente de operações em logística - carga horária: 180 horas, idade mínima: 16 anos, escolaridade mínima: 7º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 19 a 30 de setembro.

Eletricista Predial - carga horária: 380 horas; idade mínima: 18 anos; escolaridade mínima: fundamental II completo. Período de inscrição: 19 a 30 de setembro.

Solda de Aço Carbono 4g - carga horária: 180 horas; idade mínima: 18 anos; escolaridade mínima: 6º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 1 a 21 de novembro.

Operador de Máquinas de Usinagem Convencionais - 660 horas; idade mínima: 16 anos; escolaridade mínima: 6º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 23 a 31 de agosto para o turno da tarde e 19 a 30 de setembro no turno da manhã.

Assistente Administrativo - 180 horas; idade mínima: 16 anos; escolaridade mínima: Fundamental II completo. Período de inscrição: 19 a 30 de setembro.

Mecânico de manutenção - 768 horas; idade mínima: 16 anos; escolaridade mínima: Fundamental II completo. Período de inscrição: 23 a 31 de agosto para o período da tarde, com início em 6 de setembro; e 19 a 30 de setembro para os turnos da manhã e tarde para início em 11 de outubro.

Pintor industrial - Rolo e Trincha - 540 horas; idade mínima: 18 anos; escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 23 a 31 de agosto.

Costureiro Industrial do Vestuário - 180 horas; idade mínima: 16 anos; escolaridade mínima: Fundamental II completo. Período de inscrição: 19 a 30 de setembro.

Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6G - 768 horas; idade mínima: 18 anos; escolaridade mínima: Fundamental II completo. Período de inscrição: 19 a 30 de setembro.

Desenhista de Projetos Elétricos Industriais - 540 horas; idade mínima: 16 anos; escolaridade mínima: 9º ano do Ensino Fundamental. Período de inscrição: 19 a 30 de setembro.