Porque é importante a psicologia nos dias atuais?

Mariana Rohen é especialista em Terapia Cognitivo e Comportamental (PUC) - Foto: Divulgação

Colunas & Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O psicólogo é o agente facilitador que orienta o paciente a se conduzir ao equilíbrio emocional nas diversas áreas da sua vida. É o profissional que estuda o comportamento e as suas funções mentais, psíquicas, emoções e comportamentos de um sujeito. Uma pessoa com regulação emocional é a que consegue analisar, calcular e refletir sobre acontecimentos do mundo ou consigo, bem como, nas emoções e ainda, responder as experiências vivenciadas de uma maneira funcional.

Em outras palavras, é conseguir manter-se sereno diante de uma situação estressora e aversiva, conseguir tolerar, suportar e lidar de uma forma funcional (que não traga prejuízos a si, ao outro e ao mundo) com o desconforto emocional.

Nos dias atuais, vemos indivíduos que lidam com experiências estressantes diariamente, e com isso, vivenciam emoções com intensidade crescente (o que por si só pode ser causa de estresse). À medida que as emoções surgem, formas problemáticas de lidar com essas situações podem determinar se essas experiências estressantes vão levá-los a novos comportamentos problemáticos. O terapeuta cognitivo e comportamental ajuda o paciente a compreender esse ciclo, ressignificar e aderir novas estratégias comportamentais úteis e duradouras. Definimos desregulação emocional como a dificuldade ou inabilidade de lidar com as experiências ou processar as emoções. O problema não é sentir uma emoção e sim a nossa capacidade de reconhece-la, aceita-la e usa-la quando possível e continuar a funcionar apesar ou com ela. Não existe saúde sem saúde mental, pois a doença mental afeta o ser humano como um todo, podendo até mesmo paralisar e ser incapacitante para o paciente. Entretanto, a felicidade pode ser uma questão de habilidade e com a ajuda de profissionais podemos juntos ajudar o paciente. Caso seja necessário, procure ajuda.

*Mariana Rohen é especialista em Terapia Cognitivo e Comportamental (PUC). Possui cursos na área de luto, Terapia Cognitiva Sexual, Regulação Emocional, Terapia de Autocompaixão, Terapia de Aceitação e Compromisso e treinamentos em Mindfulness. Realiza atendimentos clínicos on-line para crianças, adolescentes e adultos. Tem ainda experiência com pacientes com transtorno alimentar, TAG (Transtorno de ansiedade generalizada), TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), TEPT (Transtorno de estresse pós traumático), Transtorno de Pânico, Fobias específicas/ social, Transtorno depressivo e Burnout.