Programa Lei Seca: escola de Niterói recebe projeto piloto

O político Felipe Peixoto foi o articulador da campanha educativa - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa Lei Seca, da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro (Segov), realizou, ontem (10), campanha educativa diferenciada, sobre o uso de quadriciclos. A ação pioneira foi desenvolvida com alunos do ensino médio e dos 8º e 9º anos do fundamental do Colégio Objetivo, em Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, que tem registrado problemas pela utilização irregular do veículo. Após as palestras de profissionais de trânsito e de pessoas vitimizadas pela combinação indevida de álcool e direção, um grupo de estudantes vestiu o colete da fiscalização e foi conferir na rua o aprendizado, participando de orientações a motoristas na ação que contou com toda a estrutura das operações.

Um dos participantes foi João Marcelo, de 16 anos, que classificou o projeto como muito importante. "Cada vez mais as coisas ficam mais perto de nós, e hoje entendemos ainda mais os riscos de beber e dirigir, de pilotar sem carteira sem tantos conhecimentos, e também que tem regras que precisamos cumprir", disse.

A ação foi resultado da reunião organizada pelo político niteroiense Felipe Peixoto (PSD) na Associação Pró Urbanística e Ecológica de Camboinhas (Soprecam), dias depois do acidente de 28 de junho na orla de Itaipuaçu, em Maricá, envolvendo três jovens em um quadriciclo. Um deles era Lorenzo Martins Rocha, o Lô, de 15 anos, que faleceu no local e era aluno do Objetivo. Sua morte motivou a mãe Paula Rocha a solicitar a Felipe que intermediasse a ação educativa com órgãos públicos de trânsito e de segurança para alertar jovens e pais sobre as regras e os riscos do mau uso do veículo.

"Felipe é um dos amigos que me estenderam os braços nesse momento tão difícil. E agora o meu sonho é transformar minha imensa dor em amor, fazendo tudo para impedir que outras famílias passem por isso. Há regras que precisam ser mais divulgadas. Eu mesma não sabia que menores de 18 anos não podem dirigir quadriciclo nem bicicleta elétrica, pois quem dirige esses veículos tem que ter carteira. E mesmo no carona é preciso usar capacete e outros acessórios de proteção. Se o Lô usasse esses equipamentos talvez estivesse aqui", disse Paula.