Residência Médica: Huap tem 78 vagas em concurso

Por

Várias especialidades serão contempladas. Inscrições abrem em setembro

Foi lançado esta semana pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o edital para a edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare). Há mais de 4 mil vagas em 90 instituições de todo o Brasil. Para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, são oferecidas 78 vagas nas áreas médica e multiprofissional. As inscrições estarão abertas de 12 de setembro a 3 de outubro, e podem ser feitas pelo site enare.ebserh.gov.br.

De acordo com os editais publicados, há vagas para realização do exame nas seguintes especialidades médicas no Huap: Anestesiologia (4), Cirurgia Geral (3), Clínica Médica (5), Dermatologia (7), Ginecologia e Obstetrícia (2), Infectologia (3), Medicina Nuclear (2), Medicina Preventiva e Social (2), Neurocirurgia (1), Neurologia (4), Oftalmologia (2), Ortopedia e Traumatologia (2), Otorrinolaringologia (2), Patologia (4), Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (1), Pediatria (7), Psiquiatria (2) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3). Nas áreas de residência multiprofissional, são ofertadas vagas em Educação Física (4), Enfermagem (6), Farmácia (5), Nutrição (5) e Saúde Coletiva (2).

O período para envio de documentação para análise curricular ocorrerá entre 15 de setembro e 5 de outubro, sendo as provas objetivas com data prevista para 6 de novembro nas capitais de todos os estados e Distrito Federal, além de 23 grandes centros. A previsão é que o resultado final seja divulgado no final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados é de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

Enem da Residência - O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, etc.

O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.

A classificação do Enare é muito próxima ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas.

  • Tags: