O Município do Rio de Janeiro ganhou, ontem (5), o mais moderno complexo de saúde pública da América Latina. O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte, será a maior estrutura desse setor no município, com capacidade para 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com 582 especialistas, a unidade reduzirá o tempo de espera para os serviços com maiores demandas atualmente e vai fazer andar a fila do Sistema de Regulação (Sisreg), hoje com 150 mil pessoas. A estimativa é que, com a inauguração, o tempo de espera passe a ser de 30 dias, no máximo, até a metade do ano que vem.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, participaram da inauguração da primeira unidade do complexo. O Centro Carioca de Especialidades (CCE), que já está em funcionamento, fará mais de 27 mil procedimentos por mês em diversas áreas.
"É uma alegria enorme poder entregar esse Super Centro Carioca de Saúde, um complexo moderno, que vai resolver um problema grave da população carioca, que é a fila do Sisreg. Nós implantamos as clínicas da família, que olham para a Atenção Básica. E agora vamos zerar a fila do Sisreg, acabar com esse sofrimento - afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio investiu R$ 250 milhões para a instalação do Super Centro Carioca de Saúde, que contribuirá para o fortalecimento do SUS no atendimento à população carioca, com a ampliação da capacidade instalada da rede pública e a redução do tempo de espera para os procedimentos e consultas especializadas. Para isso, terá equipe de profissionais prontos para atender todas as demandas dos cariocas com o mais alto nível de qualidade e segurança.
O Super Centro Carioca de Saúde funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h. Até novembro, o Super Centro chega à capacidade integral, com a finalização das adequações estruturais do Centro Carioca de Diagnóstico (CCD) e do Centro Carioca do Olho (CCO). Entre os serviços oferecidos, a unidade fará exames de última geração, como PET Scan, e também transplante de córnea.
"Só este ano foram investidos R$ 750 milhões na área da Saúde para fazer a fila do Sisreg andar. E esse primeiro equipamento entregue hoje vai permitir que a gente faça isso. Só aqui serão 150 especialistas contratados, com mais de 13 especialidades médicas oferecidas, como ortopedista, cardiologista, angiologista, nefrologista e ginecologista, entre outros. Aqueles procedimentos que não tínhamos como dar conta de maneira mais rápida, agora, vamos garantir o agendamento e o atendimento à população em 30 dias", disse o secretário de Saúde, Rodrigo Prado.
Rio: Super Centro de Saúde é inaugurado em Benfica

Unidade contará com 582 especialistas. Expectativa é agilizar atendimentos - Foto: Beth Santos/Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura