Já parou para pensar o que acontece em uma empresa quando gerações de perfis diferentes se encontram? Será que aprender a entender melhor a sua geração e das pessoas ao seu redor pode ajudar a aumentar a harmonia dos relacionamentos, a produtividade e a forma de interagir? É sobre isso que vamos falar nesse artigo...
A primeira geração que ainda está no mercado de trabalho é a geração nascida nos anos seguintes a 2ª guerra mundial, entre os anos de 1946 e 1964, aproximadamente. Essa geração é chamada de baby boomers e tem como características a lealdade e o comprometimento com a empresa que trabalham, além de valorizarem um plano de carreira e o crescimento na mesma empresa.
Essa é a geração que tende a permanecer o tempo maior em uma mesma empresa e também tendem a ver a remuneração que recebem como símbolo do sucesso alcançado.
A geração seguinte no mercado de trabalho, nascida entre 1965 e 1980, aproximadamente, conhecida como geração X, já é uma geração com mais abertura para mudanças, mas ainda com receio de perder emprego para as gerações mais novas. São mais idealistas e geram o início de uma ruptura com a formalidade da geração anterior.
A próxima geração é a Y ou Millennials, que são os nascidos a partir de 1981 até, aproximadamente, 1996 e que chegam a idade adulta no início dos anos 2000. Essa é uma geração mais atenta às questões ambientais e sociais, mais atuantes na sociedade da informação, mais conectados com tudo que acontece no mundo. Querem aprender e crescer, além de valorizarem as relações de trabalho com menos hierarquia e mais horizontais.
A geração seguinte é a Z, nascidas entre 1997 e 2010, que estão chegando agora no mercado de trabalho. São nativos do mundo digital, não sabem o que era o mundo antes da tecnologia. Tendem a ser mais imediatistas e exigentes que a geração Y. Têm também um perfil mais criativo e empreendedor. São mais engajados em temas como diversidade, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.
Agora imagina essas gerações trabalhando juntas no mesmo negócio.
Na visão dos baby boomers, ficar na mesma empresa pode ser sinal de estabilidade e crescimento. Já na visão das gerações mais recentes, pode soar como comodismo. A geração X quer as coisas mais formais e padronizadas, a Y quer as coisas rápidas e a Z quer as coisas para ontem.
Imagina uma pessoa da geração X que quer fazer as coisas bem feitas trabalhando com alguém da geração Z que quer fazer as coisas com pressa? Da mesma forma que podemos ter vários conflitos com essas gerações juntas no negócio, podemos ter um ganho de produtividade e qualidade quando usamos o melhor de cada uma. Você que trabalha com uma pessoa de uma geração diferente da sua, como pode usar mais as características dessa pessoa a seu favor? Como pode contribuir com aquilo que essa pessoa precisa?
Combinar nossos esforços e perfis é o melhor cenário para os negócios. A geração Y e Z ensinando os baby boomers e a geração X a serem mais rápidos, e estes ensinando a geração Y e Z a pensarem em todos os cenários, observarem e refletirem antes de tomarem decisões.
Claro que isso é um resumo dos estudos sobre as gerações. Recomendo que você busque mais informações para entender, de forma ainda mais profunda, além de também procurar desenvolver as características positivas das gerações diferentes da sua.
Aprender com nossas próprias experiências é fundamental para nosso crescimento. Aprender com nossas experiências e com as experiências das pessoas ao redor nos faz crescer ainda mais.
Para fecharmos esse papo, algumas questões para pensar e começar a colocar em prática:
1-Quais são suas duas características mais positivas e as duas que precisam ser melhoradas?
2- Como pode usar e compartilhar mais as suas melhores características com as pessoas ao redor no trabalho ou em casa?
3- Com quem pode aprender mais sobre seus pontos mais fracos?
4- Qual seu compromisso diário de desenvolvimento pessoal e profissional?
Gere um compromisso simples todos os dias para sua evolução e você vai garantir a melhoria contínua das suas habilidades pessoais e sociais. O desafio é crescer e evoluir sempre. Quando fazemos isso, dificilmente o mundo nos deixa para trás.
@marcelofelippecoach
*Marcelo Felippe é pós-graduado em Psicologia e Saúde Mental. Mestre em Psicologia e Holística e Coaching Pessoal e Liderança Organizacional